Os Lençóis Maranhenses (MA) foi considerado o segundo parque nacional mais bonito do mundo. É o que revela um estudo realizado pela empresa Bounce, que analisou os principais parques em todo o planeta por meio de suas postagens nas redes sociais, pesquisas no Google e dados de avaliações de clientes. O Parque Nacional Kruger, na África do Sul ocupa a primeira colocação da lista e a terceira está com o Parque Nacional Bromo Tengger Semeru, na Indonésia.

O estudo aponta os Lençóis Maranhenses como o atrativo mais bem cotado nas avaliações do Google, com nota 4,9 em 5, e ocupa o terceiro lugar em visualizações do TikTok, com pouco mais de 292 milhões. O parque também ocupa o quinto lugar em postagens no Instagram, com 505.603, e as buscas no Google por “Lençóis Maranhenses” totalizam 70,8 mil.


Você precisa conhecer os Lençóis Maranhenses

Em uma área de 155 mil hectares, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está inserido em uma zona de transição dos biomas Cerrado, Caatinga e Amazônia e é composto por áreas de restinga, campos de dunas livres e costa oceânica. Abriga um cenário repleto de dunas de areia branca, lagos de águas pluviais e é popular entre os ecoturistas graças às suas paisagens e vida selvagem.

QUANDO IR – De Janeiro a Maio é a temporada das chuvas na região (sendo Março e Abril os meses mais chuvosos), responsáveis por encher os lençóis freáticos e lagoas interdunares. De Junho a Agosto é quando o parque nacional está no auge de suas belezas naturais (é a alta temporada). Em Setembro e Outubro fica tudo mais tranquilo, e ainda com boas lagoas. No fim do ano as lagoas estão baixas (ou até mesmo secas). E o ciclo recomeça em Janeiro.

Clima nos Lençóis Maranhenses - Gráfico das Chuvas na região
Clima nos Lençóis Maranhenses – Gráfico das Chuvas na região

COMO CHEGAR – As principais cidades que dão acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses são Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão, mas também é possível chegar ao local pelos municípios de Humberto de Campos e Primeira Cruz. Os aeroportos com voos comerciais mais próximos são os localizados em São Luiz/MA (SLZ) e Parnaíba/PI (PHB). Breve, o aeroporto de Barreirinhas (BRB) começará a receber aeronaves maiores também, facilitando o acesso ao parque.

DICA: Para os turistas que buscam mais aventura, esse trecho faz parte da Rota das Emoções, roteiro turístico que tem início no Ceará, cruza o litoral Piauiense e termina no Maranhão (ou vice-versa). Em uma viagem de expedição é possível visitar três unidades de conservação federais: Parque Nacional de Jericoacoara, Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

PASSEIOS – Atualmente não há cobrança de ingresso para ter acesso aos Lençóis e é proibido o acesso às dunas com veículos próprios. As agências e operadores de turismo credenciados junto ao parque cobram valores referentes aos seus serviços. Mas fique atento! Busque sempre operadoras reconhecidas para ter uma melhor experiência no destino.

É importante saber…

FAÇA A ROTA DAS EMOÇÕES DE JUNHO A AGOSTO – Veja esse pacote da Expedição Rota das Emoções em 12 dias de muita aventura e emoção com todo o conforto que você merece em carros 4×4, pousadas selecionadas e todos os passeios inclusos no pacote. Essa é a melhor época para você pegar as lagoas transbordando de águas limpas e cristalinas. Sem chuvas e muito sol!

EM SETEMBRO E OUTUBRO CONHEÇA OS LENÇÓIS MARANHENSES – Com esse pacote dos Lençóis Maranhenses em 7 ou 8 dias você conhecerá todos os principais atrativos e muito mais. São dezenas de lagoas, dunas e pôres do sol para contemplar nas 3 bases do parque: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro. Com todos os transfers, passeios e pousadas no pacote.

+ Siga @rotadasemocoesbrasil_ no Instagram
+ Veja todas as nossas Expedições



Você também pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar no Zap
Precisa de ajuda?
Escanear o código
Olá 👋
Posso te ajudar?