Vejam aqui as principais Perguntas e Respostas sobre a Rota das Emoções. Tire suas dúvidas aqui com as que já foram de outras pessoas. Estarei atualizando sempre esse artigo, mas fiquem a vontade também de deixar suas perguntas, dúvidas e considerações na parte dos comentários no final da página.


Qual a melhor época para fazer a Rota das Emoções?

Resumidamente os melhores meses são após a temporada das chuvas que normalmente acontecem de Janeiro a Maio, tendo seu pico de precipitação em Março e Abril. A partir de Junho o tempo fica mais firme. Caso queira praticar Kitesurf, os meses após Agosto são perfeitos. Para ver as lagoas cheias é interessante ir até Outubro, dependendo sempre da intensidade das chuvas que caíram no primeiro semestre do ano. Tem um artigo completo onde explico TUDO sobre as melhores épocas para conhecer a Rota das Emoções.

Qual a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses?

Os Lençóis Maranhenses fazem parte da Rota das Emoções e portanto as mesmas regras acima se aplicam a região. As atrações podem ser visitadas o ano todo, mas tudo vai depender do que você quer fazer e ver por lá. Neste artigo eu explico TUDO em detalhes sobre as melhores épocas para visitar os Lençóis Maranhenses.

Quantos dias é preciso para conhecer a Rota das Emoções?

De 12 a 15 dias é a viagem dos sonhos! Se você não tem esse tempo, pelo menos de 10 dias é o ideal. Até 8 dias é bom também. Abaixo disso eu não recomendo, pois é muito corrido e você acaba ficando mais tempo no carro do que nas atrações. Neste artigo eu dou minha opinião sobre quantos dias eu acho legal para fazer a Rota das Emoções.

A Rota das Emoções é recomendada para crianças?

Às vezes a Rota das Emoções é cansativa até para adultos, imagina para as crianças. Mas tudo vai depender também da idade delas e também dos pais. Muito novinha eu não acho que vale a pena, pois acaba que a viagem fica sacrificante pros pais também e elas ainda tem horários para comer, descansar, dormir, etc. Numa expedição pela Rota das Emoções ficamos no máximo 2 dias na mesma pousada, ou seja, estamos sempre nos movendo pelo roteiro, além disso, passamos o dia inteiro nos passeios e só retornamos para as pousadas a tardinha ou a noite.

Uma vez, em uma das expedições, tinha uma de 9 anos que foi tranquila a viagem inteira até chegar aos Lençóis Maranhenses. No fim ela não entendia “porque sair dessa lagoa que é legal e ir pra outra?”. Acima dos 5 anos, quando já estão mais “independentes” já começam a aproveitar melhor a viagem. Por experiência própria, acho que o ideal mesmo é acima de 7 anos. Mas como já falei, tudo depende da criança e dos pais também.

O mais recomendado é montar uma viagem privada apenas pra família. Dessa forma o roteiro é totalmente personalizado, com opções de passeios mais tranquilos, fazendo uma viagem mais devagar, de forma adaptável para que a família e a criança curtam da melhor forma possível.

Para fazer a Rota das Emoções por conta própria é melhor reservar tudo com antecedência?

Lógico que sim! Já pensou você chegar no aeroporto e não ter transfer? Já pensou você querer fazer um passeio e estar esgotado? Já pensou você chegar numa cidade e a pousada que você sempre sonhou ficar estar lotada? Independente de ser alta ou baixa temporada é sempre recomendado fazer as reservas de todos os principais serviços da Rota das Emoções que você irá precisar, tais como: transfers, passeios e pousadas. Assim você garante sua viagem com tranquilidade. Isso não significa que será fácil organizar toda essa logística, mas não é impossível.

Pessoas com mobilidade reduzida ou com deficiência podem fazer a Rota das Emoções?

Por definição, a Pessoa com Mobilidade Reduzida (PMR) é aquela que tenha alguma dificuldade de movimentação. Gerando, assim, redução efetiva da mobilidade, da flexibilidade, da coordenação motora ou da percepção. A mobilidade reduzida pode ser permanente ou temporária e por qualquer motivo. Já a Pessoa com Deficiência (PCD) é definida como aquela que tem impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.

Infelizmente a Rota das Emoções não é um roteiro preparado para esse tipo de público. É possível fazer a rota mesmo assim? Sim, porém com algumas limitações. Por exemplo, as ruas da vila de Jeri, Barra Grande, Atins e outros são de areia, o que dificulta a locomoção de usuários de cadeira de rodas e muleta. Alguns locais como a Pedra Furada e certos circuitos de lagoas nos Lençóis só podem ser acessados através de caminhadas. A grande maioria das pousadas e restaurantes não são preparados para receber esse público (acessos com escadas, banheiros sem adaptação, etc).

Porém, cada caso é um caso e TUDO pode ser adaptado para que uma PMR ou PCD possam fazer essa viagem e aproveitar o máximo que os destinos tem a oferecer. É recomendado conversar antes com o prestador de serviço para explicar exatamente o seu problema e ver o que pode ser feito. Tenho certeza que juntos encontrarão uma solução. Por exemplo, em Barreirinhas é possível chegar com o carro próximo de uma lagoa em casos especiais.

Quantos KM tem a Rota das Emoções?

Os 500 quilômetros que atravessam o Ceará, Piauí e Maranhão encantam com praias paradisíacas de mares com águas cristalinas, dunas de areias douradas, fauna e flora únicas, além da sua gastronomia rica e atrativos histórico-culturais considerados patrimônios da humanidade. Essa quilometragem compreende o trecho entre Jericoacoara e Barreirinhas (porta para os Lençóis Maranhenses). Se for incluir o trecho de Fortaleza a Jeri e o trecho de Barreirinhas a São Luís, a distância sobe para quase 1000km. Veja mais detalhes no Mapa da Rota das Emoções.

Quantos dias são suficientes para conhecer Jericoacoara?

Consideramos como um bom período para ficar em Jeri de 3 a 5 dias. Neste intervalo de tempo, é possível conhecer todas as atrações com calma e curtir bastante o charme da vila. Com três dias, você consegue visitar as principais atividades da região. Com cinco dias vai ter tempo pra conhecer tudo e também descansar um pouco. Veja dicas de como planejar sua viagem para Jeri.

Minha dica pessoal

PARTICIPE DAS MINHAS EXPEDIÇÕES – Se você quer viver todas as melhores experiências veja o meu roteiro da Expedição Rota das Emoções em 12 dias (de Junho a Agosto) e também da Expedição dos Lençóis Maranhenses em 7 dias (em Setembro e Outubro). Prepare-se para dias de muita emoção com todo o conforto que você merece com carros 4×4, pousadas selecionadas com todos os transfers e passeios inclusos no pacote. Essas são as melhores épocas para você pegar as lagoas do roteiro transbordando de águas cristalinas. Sem chuvas e muito sol!

+ Conheça a Expedição Rota das Emoções (Ceará, Piauí e Maranhão)
+ E siga @rotadasemocoesbrasil no Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *