Algumas das perguntas que mais recebo em todas as minhas redes sociais é quantos dias são necessários e por onde começar a Rota das Emoções. Minha resposta é quase sempre a mesma: você pode iniciar por onde desejar e ficar quantos dias quiser. São 3 estados e muitos destinos que fazem parte da rota e as combinações são infinitas. Muito vai depender da sua disponibilidade de tempo e o quanto em dinheiro está disposto a gastar para realizar esse sonho.

Costumo dizer sempre que uma viagem pela Rota das Emoções é a realização de um sonho para muitos. E se depender de mim, você vai tornar esse sonho realidade não importa por onde começar a Rota das Emoções e independente de quantos dias ficará na estrada.

Vamos começar explicando pela parte mais fácil.


Por onde começar a Rota das Emoções?

Pra facilitar a organização da viagem, as 3 capitais dos estados da rota recebem voos diários de todos os estados brasileiros e servem também como porta de entrada de voos internacionais que chegam da Europa. Pensando em facilitar a logística, eu recomendo sempre começar pelas pontas: Ceará ou Maranhão.

Se o objetivo é “navegar a favor do vento”, comece pelo Ceará. Além dos voos diretos para Fortaleza (pesquise aqui os preços das passagens), já é possível também pousar direto em Jericoacoara (pesquise aqui os preços das passagens). As vezes é mais barato descer em Fortaleza e fazer o percurso até Jeri aproveitando as praias (também é possível fazer pela estrada). Tem vários lugares lindos para serem explorados, como Cumbuco, Lagoinha, Icaraí e Flecheiras, além de outros.

Mas se você quiser ir para São Luís também é possível começar a Rota das Emoções pelo Maranhão. Nesse caso você verá primeiro os Lençóis Maranhenses, depois o Delta do Parnaíba e por fim Jericoacoara. São as mesmas experiências em ordens diferentes, mas igualmente incríveis.

Quantos dias é preciso para conhecer a Rota das Emoções?

Essa é uma decisão super pessoal também. O tempo ideal é você quem vai decidir, mas se eu puder te influenciar nessa dúvida, a quantidade ideal de dias para fazer a Rota das Emoções é de pelo menos uns 8 dias. Abaixo disso eu acho que a viagem fica corrida demais e não dá pra aproveitar de verdade tudo o que pode ser vivido no roteiro. Vejam o que acho de algumas opções de viagem pela Rota das Emoções:

  • Já fiz a Rota das Emoções em 5/6 dias e nunca mais quero isso pra minha vida. A gente passa mais tempo dentro do carro do que aproveitando os destinos. É praticamente uma viagem para fazer checklist nos lugares e garantir fotos pro Instagram nos principais destinos, tipo Jeri e Lençóis. A viagem passa voando!
  • Com 9/10 dias na Rota das Emoções já começa a ficar mais gostoso, pois é possível aproveitar um pouco mais os destinos, mas ainda assim em alguns momentos fica um gostinho de quero mais em alguns lugares. Você terá que escolher quais atrativos irá visitar.
  • Uma viagem de 12 dias na Rota das Emoções já pode te mostrar o melhor de todos os destinos, sem pressa, curtindo cada cantinho e vivendo experiências marcantes que você vai levar pra vida.

Quantos dias ficar em cada lugar? Cada destino tem diversas atrações incríveis, mas eu recomendo ficar pelo menos 3 dias cheios em cada estado. Se puder ficar 5 dias em cada estado seria ainda melhor!

A viagem dos sonhos na Rota das Emoções

Mas se vontade, tempo e dinheiro não for um problema e você tiver disponibilidade, uma viagem de 15 dias pela Rota das Emoções é a viagem dos sonhos!

Existem diversas opções de pacotes econômicos ou de luxo na Rota das Emoções. São opções de pacotes para todos os gostos. Um deles vai caber no seu bolso.

Minha dica pessoal

PARTICIPE DAS MINHAS EXPEDIÇÕES – Se você quer viver todas as melhores experiências veja o meu roteiro da Expedição Rota das Emoções em 12 dias (de Junho a Agosto) e também da Expedição dos Lençóis Maranhenses em 7 dias (em Setembro e Outubro). Prepare-se para dias de muita emoção com todo o conforto que você merece com carros 4×4, pousadas selecionadas com todos os transfers e passeios inclusos no pacote. Essas são as melhores épocas para você pegar as lagoas do roteiro transbordando de águas cristalinas. Sem chuvas e muito sol!

+ Conheça a Expedição Rota das Emoções (Ceará, Piauí e Maranhão)
+ E siga @rotadasemocoesbrasil no Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *