A Rota das Emoções é considerada um dos melhores e mais bem estruturados roteiros turísticos do Brasil. São 500km de percurso e emoção em dose tripla, com direito a muitos dias de aventura e sossego, paisagens paradisíacas, cultura nordestina autêntica, ecoturismo, dunas e lagoas. O roteiro envolve 3 paraísos naturais em 3 estados diferentes, como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE).

As opções de passeios na Rota das Emoções são perfeitas para os viajantes que buscam a sensação de estar imerso na natureza. É puro ecoturismo com excelente infraestrutura para os mais diferentes tipos de públicos. E acredite, o nome não é propaganda enganosa, pois as emoções da rota estão presentes a todo instante. É um suspiro atrás do outro. Você precisa viver essa emoção.


O que é a Rota das Emoções?

A Rota das Emoções é um roteiro dos sonhos! No roteiro básico você passará pelos principais destinos, como Jericoacoara, Delta do Parnaíba, e Lençóis Maranhenses. No roteiro mais completo, sua viagem vai abranger os 14 municípios e destinos, tais como: Cruz, Camocim, Chaval, Barroquinha, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Barra Grande, Luís Correia, Tutóia, Araioses, Paulino Neves, Caburé, Atins, Mandacaru, Barreirinhas e Santo Amaro.

Você pode começar por onde quiser, em Fortaleza ou São Luís, e em quantos dias for possível também. Inclusive essa é uma das perguntas que mais recebo por aqui: “Maurício, quantos dias preciso e por onde começo a Rota das Emoções?“. Bom, a resposta está nesse link aí. Só não recomendo começar pelo Piauí, pois ele está bem no meio do roteiro e logisticamente não faz sentido.

O roteiro pode ser feito de diversas formas, seja de bugue, jipe, jardineira, ônibus, bicicleta, cavalo, moto, e até de kitesurf. Mas o melhor mesmo é estar dentro de um poderoso 4×4 enfrentando dunas e atravessando rios, no melhor estilo offroad. Esta é uma viagem que você guardará para sempre na memória. Acredite.

Existe uma Rota das Emoções para cada tipo de viajante. Têm pros viajantes mochileiros, boêmios, aventureiros, esportistas, influenciadores digitais, gourmets, fotógrafos e muito mais. Praticamente a disponibilidade de tempo e verba pra gastar, ou melhor, investir, é o que vai ditar o ritmo e estilo da sua viagem.

Os 3 principais destinos da Rota das Emoções

Existem muitos lugares incríveis na Rota das Emoções, mas o trio “Jeri, Delta e Lençóis” é pura emoção em todos os sentidos. Tenha uma experiência completa de aventura, gastronomia e descobertas que cruza as belezas e cultura dos estados nordestinos Ceará, Piauí e Maranhão.

Jericoacoara – Ou simplesmente Jeri, é um local mágico. A pequena vila encanta pelas belezas naturais e rusticidade, combinadas com a cordialidade dos seus moradores e a diversidade de atividades que podem ser realizadas. Jericoacoara é um dos nossos destinos favoritos no Brasil. Para quem curte a prática de esportes náuticos como o surf, kitesurf e o windsurf, é o destino perfeito.

Delta de Parnaíba – Um mix intenso de natureza composta de manguezais, lagoas naturais, dunas e animais. Tudo ao mesmo tempo, te rodeando. Uma curiosidade que deixa este destino ainda mais especial, é que o Delta do Parnaíba é o único delta em mar aberto das Américas. Esteja pronto para se emocionar ao assistir uma revoada de guarás, pássaro vermelho típico da região, de dentro do mar durante um pôr-do-sol cercado por dunas e manguezais. Difícil de descrever. É melhor sentir.

Lençóis Maranhenses – Imperdível! Os Lençóis são um espetáculo à parte, com dunas e lagoas que parece não ter fim. Contrastes de areia branquinha com o céu azul, onde é possível ver o movimento das nuvens por cima das dunas. Encante-se com as lagoas cristalinas de águas doce, e aproveite para se refrescar entre uma e outra. Existem diversas formas de visitar os Lençóis, podendo ser com “simples” passeios de quadriciclos, de barco, de 4×4 e até mesmo com pequenos aviões, em voos panorâmicos.

Por onde começar e terminar a Rota das Emoções

Para começar a se organizar é fácil. A porta de entrada pode ser a cidade de Fortaleza, no Ceará, que conta com o Aeroporto Internacional Pinto Martins. De lá, você já pode começar a viver a Rota das Emoções por Jeri. Neste caso, a porta de saída seria então a cidade de São Luís, no Maranhão, pelo Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado. E o inverso também funciona muito bem, começando por São Luís e terminando em Fortaleza.

Não tem regra! Fica a seu critério e gosto pessoal, mas a grande maioria das pessoas prefere começar pelo Ceará e finalizar no Maranhão. O que eu ouço sempre é que os Lençóis é a cereja do bolo da Rota das Emoções! Para ler mais sobre esse assunto, acesse este link.

3 passos para participar de uma expedição na Rota das Emoções

A forma mais prática e segura para viajar pela Rota das Emoções é através de um pacote completo oferecido por uma agência ou profissional do turismo. Seu único trabalho será ver se o roteiro está do seu agrado, tentar encaixar as datas da viagem na sua agenda, comprar as passagens e aguardar a data da sua viagem dos sonhos chegar.

  1. Verifique se as datas de saída da expedição estão boas para você
  2. Compre as passagens aéreas
  3. Reserve sua vaga… e só!

12 passos para organizar uma viagem por conta própria

Organizar uma viagem por conta própria para a Rota das Emoções requer uma certa habilidade e tempo para pesquisar, fazer reservas de todos os hotéis, passeios e transfers, pensar na logística das trocas das cidades, pensar onde vai comer nos lugares, e muito mais detalhes que você nem imagina e vai descobrir na hora da viagem.

  1. Escolha as datas da viagem
  2. Verifique se é a melhor época para fazer o roteiro
  3. Defina onde será o início e o fim do roteiro
  4. Defina o seu roteiro e as principais atrações para visitar
  5. Procure e compre as passagens aéreas
  6. Reserve as  hospedagens em todas as cidades base
  7. Reserve os transfers de cada um dos trechos
  8. Reserve os passeios antecipadamente
  9. Pesquise os restaurantes onde irá comer
  10. Caso queira fotos da viagem, procure um fotógrafo
  11. Antes da viagem confirme todas as reservas
  12. Reze pra que tudo dê certo e divirta-se

Curiosidades da Rota das Emoções

A origem do nome  – A palavra “emoção” sugere impulso que move um organismo para a ação. Ela vem do latim “emotione”: movimento, ato de mover e é derivada de uma forma composta de duas palavras latinas: “ex” (fora, para fora) e “motio” (movimento, ação). Movimentar-se para fora sugere uma rota alternativa, uma saída da rotina para experimentar o novo. Justamente com base nessa ideia é que foi criado um dos roteiros turísticos mais bonitos do país: a Rota das Emoções!

Os 14 municípios – A Rota contempla 14 municípios com perfil de desenvolvimento e atrativos muito diferentes, e essa diferença se completa e forma um produto único que oferta locais badalados, paradisíacos, pacatos, simples, requintados e rústicos.

Diversidade de atrativos para todos os públicos – A Rota das Emoções tem experiências em todos os segmentos, desde atividades de ecoturismo, sol e praia, e aventura, até turismo gastronômico com muita variedade, que vai desde comidas típicas de cada estado até pratos da culinária internacional. Para aqueles que querem sossego, tem praia e muita beleza para contemplação, e aos que preferem mais agitação tem esportes e aventuras ao longo de toda a Rota e diversão por todos os lugares.

Qualificação dos serviços – As empresas da Rota das Emoções estão em constante processo de qualificação, em busca de soluções inovadoras e respeito aos princípios da sustentabilidade, para atender os visitantes. Prova disso, é o Programa de Sustentabilidade da Rota das Emoções que rendeu à Rota a inclusão no Mapa de Sustentabilidade do Turismo Brasileiro, lançado pelo Ministério do Turismo e Braztoa. A Rota das Emoções conta com mais de 290 meios de hospedagem, mais de 341 bares e restaurantes, mais de 65 agências receptivas preparadas para atender grupos e turistas individuais.

Novos empreendimentos – A cada temporada surgem novos meios de hospedagem, atrações e alimentação na Rota das Emoções, dirigidos aos mais diversos públicos – de pousadas de charme com alta gastronomia a espaços descolados para quem busca uma viagem mais simples e despojada. Sempre tem novidade.

Roteiros e passeios – Os agentes receptivos da Rota das Emoções promovem novos roteiros adaptados às necessidades dos clientes, como solução para um mercado cada vez mais exigente e com perfis distintos de turistas. É possível encontrar passeios com guias especializados e habilitados, nos mais diversos tipos: de buggy, 4X4, catamarã, lancha rápida, fazendo trilhas, a cavalo e de bike.

Esportes – Para os praticantes de esportes, a Rota das Emoções também oferece, sobretudo de esportes náuticos, como o kitesurf nas praias do Preá (CE), Barra Grande (PI), Atins e Santo Amaro (MA). É crescente, ainda, a prática do hiking e trekking, principalmente nos Lençóis Maranhenses, uma recompensa contemplativa para quem decide trilhar pelas suas dunas e refrescar-se em suas inúmeras lagoas de água doce.

Como você pode ver, tem atrações para turistas de diversos perfis e interesses, com um mix de Ecoturismo, Esportes de Aventura, Sol e Praia, Fotográfico Gastronômico e Histórico Cultural, desde o estilo mochileiro até o luxo. Escolha o seu estilo de viagem e viva esse sonho.

MINHA DICA ESPECIAL PRA VOCÊ

FAÇA A ROTA DAS EMOÇÕES DE JUNHO A AGOSTO – São nesses meses que eu faço minhas Expedições da Rota das Emoções em 12 dias. Escolhi esses meses pois considero o melhor período para fazer essa viagem. Prepare-se para viver dias de muita aventura e emoção com todo o conforto que você merece em carros 4×4, pousadas selecionadas e todos os passeios inclusos no pacote. E o melhor, eu vou junto com vocês!

+ Conheça a Expedição Rota das Emoções (Ceará, Piauí e Maranhão)
+ Siga @rotadasemocoesbrasil no Instagram