Guia de viagem para Atins – MA

Atins também faz parte da incrível Rota das Emoções e fica localizada praticamente dentro dos Grandes Lençóis, sendo acessada através da cidade de Barreirinhas. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o destino perfeito para aventuras seguras e contemplação da natureza. Caminhar sobre o maior campo de dunas do Brasil, com direito a banho em lagoas de água cristalina e assistir ao pôr do sol exuberante é uma experiência que se leva para o resto da vida.

Muitos não sabem, mas Atins é um vilarejo que pertence ao município de Barreirinhas. O acesso mais comum é através do Rio Preguiças em um tour de lancha até Atins. Também é possível fazer passeios offroad pelas dunas e lagoas de Atins com operadores locais na própria vila ou a partir de Barreirinhas (o Circuito Canto de Atins é o mais procurado, mas tem também o Circuito da Ponta do Mangue). E para os mais aventureiros, tem também o Trekking dos Lençóis em 2 ou 3 dias.

Para chegar na Praia do Caburé, é preciso ir de barco ou lancha pelo Rio Preguiças. Aqui, você encontra águas turvas e calmas influenciadas por rios da região. Caburé é mística, com luz movida a gerador, um refúgio para visitantes tomarem banho de mar e tirarem o sal do corpo com água doce. Aqui também é vilarejo de pescadores com casas simples cobertas por palha de buriti às margens do Rio Preguiça e de costas para o oceano.

Finalmente em Atins, um vilarejo rústico, permite atravessar o Rio Preguiças saindo de Barreirinhas e chegar ao Parque dos Lençóis. No percurso, é possível visitar Vassouras, outro vilarejo de pescadores que acessa as Praias do Caburé, o Farol de Mandacaru e ver macacos soltos na natureza. Assistir o nascer do sol aqui proporciona a sensação de liberdade. Ainda de noite, diante da imensidão infinita de areia que se une ao céu estrelado começa a experiência e que, ao surgimento do Sol, as lagoas são aquecidas e iluminadas.

Uma das grandes diferenças entre os destinos dos Lençóis Maranhenses é que Atins fica na beira do mar e possui praias onde é possível banhar-se e praticar esportes a vela. Inclusive a vila é um dos melhore points de Kitesurf do nordeste muito procurado por europeus e velejadores do mundo inteiro.


O que fazer em Atins

Atins é a porta de entrada no Maranhão para os Lençóis Maranhenses. Além disso possui diversas praias belíssimas na região, sendo banhada pelo Rio Preguiças.

Com opções de passeios para todas as idades, Atins reúne atrações históricas e culturais, áreas de lazer ao ar livre e atrativos para relaxar, entreter e divertir. Abaixo estão alguns dos principais atrativos de o que fazer em Atins e arredores.

  1. Tour 4×4 no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
  2. Circuito Canto de Atins
  3. Circuito Ponta do Mangue
  4. Farol de Mandacaru
  5. Tour de Quadriciclo pela região
  6. Sobrevoo nos Lençóis Maranhenses
  7. Trekking dos Lençóis em 2 ou 3 dias
  8. Ida a Santo Amaro
  9. Ida a Barreirinhas
  10. Praia de Caburé
  11. Região de Tutóia
  12. Região de Parnaíba
  13. Passeios no Delta do Parnaíba

Passeios em Atins e arredores

Abaixo você pode contratar serviços, transfers e passeios na região de Atins e arredores.

Onde comer em Atins – Dicas de Restaurantes

Veja algumas das melhores opções de restaurantes onde comer em Atins.

  • Restaurante da Sesé
  • Restaurante Casa de Juja
  • Restaurante Relva
  • Restaurante Urra! Beer
  • Restaurante Aperí-Ceia
  • Restaurante Ubá Bistrô
  • Restaurante Mangue
  • Restaurante Cabana do Peixe
  • Restaurante do Rico
  • Restaurante Pininga
  • Restaurante Sarnambi
  • Restaurante Jungle Burguer

Onde ficar em Atins – Melhores lugares

Abaixo estão algumas opções de hospedagens onde ficar em Atins (pousadas, hotéis, casas de aluguel e temporada). Os melhores lugares são na Beira Mar, mas também tem ótimas pousadas e hotéis nas ruas de dentro, sempre perto da praia, o local mais procurado por turistas que procuram hospedagem em Atins bem localizados. Há opções para todos os bolsos.

Abaixo estão os meus favoritos:

La Ferme de Georges
Atins Charme Chalés
EcoPousada Filhos do Vento
Pousada Velho Bateou
Vila Aty Lodge
Lar Doce Mar Pousada
Casa Acquamarina

Navegue pelos mapas abaixo, arraste para verificar as hospedagens disponíveis, aplique zoom para aumentar ou diminuir, clique nas opções marcadas no mapa, insira as datas da sua viagem, clique em PESQUISAR, verifique a disponibilidade e preços, e faça sua reserva de forma rápida, prática e segura.

Booking.com

Como chegar em Atins

A principal porta de entrada no Maranhão é o Aeroporto Internacional de São Luís (SLZ), que distribui turistas por todos os polos turísticos do estado para conhecer os Lençóis Maranhenses e os Pequenos Lençóis.

Pesquise vôos para Atins

O aeroporto de São Luís recebe voos nacionais e internacionais, sendo a principal porta de entrada no Maranhão. De lá é possível visitar diversos locais, como o espetacular Lençóis Maranhenses e o incrível Delta do Parnaíba (a partir de Tutóia). Veja abaixo algumas opções de passagens aéreas baratas que encontramos. Você pode mudar a cidade de origem e ver a disponibilidade de passagens aéreas para São Luís saindo de outras capitais.

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Seguro viagem nacional

Imprevistos podem acontecer numa viagem! Se você não tem um plano de saúde ou se a sua cobertura médico-hospitalar não atende nessa região, recomendo contratar um seguro viagem nacional. É mais barato do que você pensa – a partir de R$ 5 por dia – e assim você viaja tranquilo, evitando gastos não planejados.

Faça uma cotação online sem compromisso para ver o quanto é barato viajar tranquilo, seja sozinho(a) ou com a sua família.

Use o cupom VIAGENS5 na hora da compra na Seguros Promo para garantir 5% de desconto. Se pagar com boleto bancário, acumula mais 5% de desconto, então são 10% off para você economizar.