Prepare-se para se apaixonar mil vezes por dia quando você for para uma viagem ou Expedição na Rota das Emoções. São diversas as opções de passeios e experiências que esse roteiro pode proporcionar. Praias desertas, lagoas de águas cristalinas, dunas de areia branquinha, pôres do sol em lugares inesquecíveis, vilarejos fofos e comidas deliciosas com sabores únicos. Tem muito o que fazer na Rota das Emoções e aqui vou dar apenas um “aperitivo” para vocês degustarem.


O que fazer na Rota das Emoções

Selecionei aqui algumas das principais atrações – de forma resumida – de cidades e vilarejos que é possível conhecer numa viagem pela Rota das Emoções. Espero que vocês gostem, e se você conhece algum lugar especial que falta aparecer nessa lista, por favor deixa nos comentários do post. Vou adorar as dicas e descobrir novidades e o que fazer na Rota das Emoções!

OBS: Para ver mais informações sobre os destinos é só clicar nos links.

Pôr-do-sol no Rio Preguiças - MA
Pôr-do-sol no Rio Preguiças – MA

Principais atrações no Ceará

PREÁ – Pouca gente sabe, mas a Árvore da Preguiça e a famosa Lagoa do Paraíso ficam no Preá, no município de Cruz. Tem vários passeios saindo de Jeri que levam pra lá. No Preá também é onde tem os melhores ventos para a prática do Kitesurf.

JERICOACOARA – Tem bastante coisa o que fazer em Jericoacoara. O básico é fazer o passeio de bugue para as lagoas, ir na Pedra Furada e contemplar o fim do dia na Duna do Pôr-do-sol. Mas tem também passeios para Tatajuba e o Parque Nacional. Não deixe de fazer os passeios de bugue do lado leste e os passeios de bugue do lado oeste.

CAMOCIM – As dunas de Tatajuba (Funil e Encantada), a Lagoa da Torta e o Lago Grande podem ser visitadas com passeios saindo de Jeri, mas Camocim tem muito mais a oferecer. As dunas e praia de Maceió, a Barra dos Remédios e a Ilha do Amor são alguns bons motivos para passar uns dias por lá.

CHAVAL – A última cidade do Ceará antes de chegar ao Piauí. Não deixe de fazer Trilha da Carnaúba, que fica dentro do Parque das Pedras. O visual é um dos mais surpreendentes que já vimos. São enormes blocos de pedras numa planície com um lago repleto de carnaúbas no topo da pedra. É o “Jardim da Babilônia cearense”.

Parque das Pedras - O "Jardim da Babilônia cearense" em Chaval
Parque das Pedras – O “Jardim da Babilônia cearense” em Chaval

Principais atrações no Piauí

CAJUEIRO DA PRAIA – O maior cajueiro do mundo está em Cajueiro da Praia. Ele é ainda maior que o de Natal e continua crescendo sem parar. A estrutura do lugar é simples, mas vale uma rápida passagem para conhecer, fazer fotos, tomar uma “cajuína”, comprar castanhas e comer doces feitos do fruto.

BARRA GRANDE – O vilarejo mais famoso da região tem seu charme próprio, onde o rústico combina com o requintado. Barra Grande é o destino ideal para os amantes da prática do Kitesurf, e faz parte da Rota dos Ventos. Boas pousadas e excelentes restaurantes recebem turistas do mundo todo.

LUÍS CORREIA – A Praia de Atalaia e a Praia do Coqueiro são as mais famosas da região, que possui o Farol de Atalaia com um dos cartões postais da cidade. Ótimas para banho e com boa estrutura de barracas. Não deixe de visitar a Árvore Penteada.

ILHA GRANDE – É a porta de entrada do Delta do Parnaíba, um grandioso santuário ecológico de rara beleza. Ilhas fluviais, dunas, mangues e igarapés ficam ainda mais bonitos com a revoada dos guarás durante um lindo pôr-do-sol no delta. Visite também os Lençóis Piauienses.

PARNAÍBA – Um belo centro histórico com igrejas, praças e monumentos atraem os turistas em busca de experiências culturais. A Beira Rio e o Porto das Barcas possuem a maior parte das atrações históricas. A Pedra do Sal e a Lagoa do Portinho merecem ser visitadas.

A Revoada dos Guarás é um espetáculo da natureza no Delta do Parnaíba
A Revoada dos Guarás é um espetáculo da natureza no Delta do Parnaíba

Principais atrações no Maranhão

TUTÓIA – É possível visitar o Delta também pelo lado maranhense. O tour de barco leva às dunas, ilhas fluviais paradisíacas, praia do Amor e praia do Arpoador. O Pontal da Melancieira é uma das principais atrações da região.

VASSOURAS – O passeio de lancha no Rio Preguiças é obrigatório (saindo de Barreirinhas). É possível visitar os Pequenos Lençóis e se divertir com macacos e quatis na beira do rio. Vai conhecer também Caburé e Mandacaru. Mas guarde fôlego para subir o farol e ter uma surpresa com a vista lá de cima.

ATINS – Pense num cantinho de terra com vegetação exuberante, entre o mar, rio e dunas imensas. Assim é Atins, um pedacinho do paraíso ainda intocada pelo turismo de massa. Os passeios nas dunas e lagoas dos Lençóis Maranhenses é imperdível. Visite o Canto do Atins, pratique aulas de Kitesurf na praia, descubra o novo e seja feliz.

BARREIRINHAS – Aqui é a porta de entrada para visitar os Lençóis Maranhenses devido a boa infraestrutura da cidade. Para ver o sol nascer nas dunas é preciso madrugar, mas vale a pena. O pôr-do-sol também é muito procurado. Conheça o Parque Nacional e as lagoas Azul, Bonita e da Esperança.

SANTO AMARO – A proximidade de Santo Amaro com as dunas do parque nacional dos Lençóis Maranhenses é impressionante. Da cidade é possível avistar as dunas. Existem diversos circuitos a serem explorados. Anote alguns nomes de lagoas para conhecer: Betânia, Junco, Gaivota, Emendadas, Espelho, Rancharia, Ponta Verde, etc.

SÃO LUÍS – Dona do maior acervo de casarões coloniais de arquitetura lusitana do Brasil, o Maranhão tem o Centro Histórico de São Luís tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco. Suas manifestações culturais, gastronomia e artesanato rendem bons momentos.

O maior espetáculo da terra: os Lençóis Maranhenses
O maior espetáculo da terra: os Lençóis Maranhenses

Minha dica pessoal

PARTICIPE DAS MINHAS EXPEDIÇÕES – Todos esses lugares fazem parte do meu roteiro da Expedição Rota das Emoções em 12 dias (de Junho a Agosto) e o trecho do Maranhão da Expedição dos Lençóis Maranhenses em 7 dias (em Setembro e Outubro). Prepare-se para dias de muita emoção com todo o conforto que você merece com carros 4×4, pousadas selecionadas e todos os passeios inclusos no pacote. Essas são as melhores épocas para você pegar as lagoas do roteiro transbordando de águas cristalinas. Sem chuvas e muito sol!

+ Conheça a Expedição Rota das Emoções (Ceará, Piauí e Maranhão)
+ E siga @rotadasemocoesbrasil no Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *