Escolher entre as melhores hospedagens nos Lençóis Maranhenses será uma tarefa complicada, pois irá influenciar diretamente no custo da sua viagem. E não estou falando apenas do custo em dinheiro, mas sim do valor agregado de experiências, sejam elas culturais, gastronômicas ou vivenciais. São inúmeras as opções de hotéis e pousadas onde ficar nos Lençóis Maranhenses.
Nos Lençóis Maranhenses existem hospedagens para todos os bolsos. É perfeitamente possível economizar ficando hospedado em hostels nos Lençóis e pousadas mais simples, ou tornar a sua experiência ainda mais completa em incríveis pousadas de charme e luxo. Como já falei, o que não falta é lugar bom onde ficar nos Lençóis Maranhenses.
Como somos especialistas neste destino, já conhecemos e ficamos hospedados em diversas pousadas nos Lençóis Maranhenses e podemos indicar algumas para vocês ficarem sem medo de errar. Mas antes de começar, primeiro você precisa decidir em qual das 3 principais bases irá ficar: Barreirinhas, Atins ou Santo Amaro.
Onde ficar nos Lençóis Maranhenses
Cada uma das 3 bases tem seus prós e contras, mas nem sempre o “meu contra” também será o seu. Por exemplo, eu prefiro pousadas bem localizadas, já algumas pessoas preferem ficar mais isolados. A hospedagem é um importante fator no sucesso da sua viagem e deve ser escolhido com bastante atenção.
É preciso avaliar primeiro a distância e o tempo de deslocamento entre as 3 bases: Atins, Barreirinhas e Santo Amaro. Elas ficam distantes uma da outras e exige uma logística de transfers entre carros e lanchas que precisam estar sincronizadas para dar certo, sem perrengues. Veja abaixo:
- Barreirinhas é o principal destino dos turistas por ter mais infraestrutura, com diversas opções de hospedagens e alimentação. Além disso, é onde estão a maioria das agências que realizam os passeios nos Lençóis Maranhenses, inclusive os que levam à Santo Amaro e Atins. É fácil chegar de carro ou ônibus de turismo.
- Atins é o mais distante vilarejo dos Lençóis Maranhenses e pertence a Barreirinhas. Além de dunas e lagoas, Atins também tem uma faixa de praia que se mistura com as águas do Rio Preguiças. É uma vila com ruas de areia, pousadas charmosas e restaurantes requintados. O acesso é feito de lancha, pelo rio, ou de carro 4×4 pelas dunas.
- Santo Amaro é a base mais próxima de São Luís. Descoberta recentemente pelo turismo, apesar de possuir menos infraestrutura, está correndo atrás para oferecer grandes vantagens diante das outras bases. O parque de dunas fica muito perto do centro da cidade. O acesso à cidade é fácil em estrada asfaltada.
OBS: Lembrando que apesar de ser possível acessar Barreirinhas e Santo Amaro em carro próprio, é terminantemente proibido adentrar as dunas do parque nacional. Portanto, nem pense nisso! Além de perigoso é cabível de multa. Há diversos relatos de acidentes fatais. Não vale a pena arriscar a sua vida e de quem estiver com você.
Agora veja abaixo as opções onde ficar nos Lençóis Maranhenses que tem nossa aprovação durante nossas muitas visitas que já fizemos durante nossas Expedições por lá.
Melhores pousadas e hotéis em Barreirinhas
Em Barreirinhas, uma das portas de entrada para os Lençóis Maranhenses, ficamos hospedados quase sempre na Pousada do Buriti ou no Porto Preguiças Resort. A estrutura de ambos é grande, com diversos quartos, piscina central e restaurante completo. O café da manhã, estacionamento e Wi-Fi estão inclusos na diária e são excelentes.
Recentemente também temos ficado muito na Pousada d’Areia, que fica bem no centrinho e dá pra fazer tudo a pé. A Pousada Murici também é uma boa opção. Ela fica na beira do rio, porém longe do centro, e é uma delícia tomar banho nele a noite com a água morninha apreciando as estrelas. A cidade oferece excelente infraestrutura de hospedagens onde ficar nos Lençóis Maranhenses.
Onde ficar em Barreirinhas
Casas de Temporada em Barreirinhas
Lençóis Park Residence – Casa 17
Melhores pousadas e hotéis em Atins
Em Atins, já ficamos pessoalmente nas seguintes pousadas: La Ferme de Georges, Vila Aty Lodge e a Pousada Irmãos Atins. A primeira tem um lifestyle sem ar-condicionado que os europeus amam. Possui piscina e restaurante estrelado, e oferece transfer gratuito para os hóspedes irem e voltarem da praia. As outras ficam mais centralizadas e próximas a praia.
Também gosto muito da Vila Camurim, perfeita para casais e com um ótimo restaurante. Além da novíssima Oka Pousada Atins, com seu estilo “rústico chique caiçara” bem localizada.
Onde ficar em Atins
Casas de Temporada em Atins
Melhores pousadas e hotéis em Santo Amaro
Em Santo Amaro, podemos te recomendar as pousadas: Pousada Rancho das Dunas, Vila Capininga Ecopousada, Pousada Água Doce e Pousada Rio Alegre. As duas últimas ficam bem no centrinho da cidade e as duas primeiras um pouco mais afastadas, porém oferecem estrutura própria de restaurante. Todas possuem grandes quartos com ar condicionado, bom banho e café da manhã excelente.
Pra quem gosta de um esquema “tipo resort”, a nova queridinha é a Pousada Lençóis Maranhenses. Pra quem procura conforto e tranquilidade, uma excelente opção são os Chalés Quintal de Areias. Já fiquei lá e sou apaixonado por tudo!
Onde ficar em Santo Amaro
Casas de Temporada em Santo Amaro
Minha dica pessoal
FAÇA A ROTA DAS EMOÇÕES DE JUNHO A AGOSTO – São nesses meses que eu faço minhas Expedições da Rota das Emoções em 12 dias. Prepare-se para viver dias de muita aventura e emoção com todo o conforto que você merece em carros 4×4, pousadas selecionadas com todos os transfers e passeios inclusos no pacote. E o melhor, eu vou junto com vocês!
+ Conheça a Expedição Rota das Emoções (Ceará, Piauí e Maranhão)
+ Conheça a Expedição dos Lençóis Maranhenses
+ Siga @rotadasemocoesbrasil_ no Instagram