Qualquer viagem que se preze precisa ser bem organizada para que você possa ter a tranquilidade de viver as melhores experiências do destino que você sempre sonhou. Organizar uma viagem para Jericoacoara é a mesma coisa. Ainda mais que Jeri é bem badalada, se você não se planejar com antecedência pode ser que nem consiga chegar lá, e se conseguir irá pagar o preço disso. Dá um trabalhinho organizar tudo por conta própria, mas o roteiro vai ficar do seu jeito. E no final sempre vale a pena o esforço.

Resumindo tudo que você precisará fazer para iniciar o processo de organização de viagem para Jericoacoara, você terá que: definir uma data para ir, verificar se essa data está dentro das melhores épocas para conhecer Jericoacoara, planejar um roteiro e definir os passeios que quer fazer, definir um orçamento que caiba no seu bolso, pesquisar e reservar todos os transfers, passeios e pousadas, e finalmente comprar suas passagens aéreas para as datas certas.

A região de Jericoacoara é bem grande, e você pode conhecer diversos locais próximos, tais como: a Praia do Preá e Camocim (Tatajuba e Guriú), além de outros destinos de praia entre Fortaleza e Jeri. É possível conhecer tudo isso em uma única viagem para Jeri ou participar de uma viagem completa pela Rota das Emoções. Se você não sabe o que é a Rota das Emoções, saiba que você tá deixando de fazer uma viagem dos sonhos que envolve o Ceará, Piauí e Maranhão.


Vídeo com mais dicas de como planejar uma viagem para Jericoacoara

Como organizar uma viagem para Jericoacoara

Não é impossível organizar uma viagem para Jericoacoara sozinho pois envolve várias etapas. Se você não tem tempo para fazer toda essa pesquisa e reservas de tudo, o recomendado é comprar um pacote que inclua tudo isso. Assim você economiza tempo e dinheiro, pois normalmente os valores de pacotes valem a pena o esforço poupado.

Se ainda assim você decidir organizar sua viagem para Jericoacoara por conta própria é só seguir os passos abaixo que vai dar tudo certo.

  1. Escolha a época certa – Assim como os Lençóis, a região de Jeri também possui lindas lagoas de águas cristalinas. Para ver as lagoas da região do parque no auge de sua beleza é recomendado ir entre os meses de Junho a Outubro. De Janeiro a Maio é a temporada de chuvas na região, e entre Outubro a Fevereiro a temporada de lagoas “secas” (com pouca água). Caso vá no período de chuvas pegará dias nublados e cinzentos, com poucos momentos de sol que influenciam diretamente na cor da água das lagoas. Para entender melhor como funciona o clima na região veja essa matéria sobre as melhores épocas para conhecer Jericoacoara. A parte boa é que Jeri tem várias outras atrações (além das lagoas).
  2. Defina um orçamento de viagem para Jericoacoara – Jeri foi ficando cada vez mais cara ao passar dos anos e se você se planejar irá pagar esse preço. É possível ficar 2 dias gastando em média 1500 reais por pessoa, ou até 5 dias gastando por volta de 4 mil reais, com TUDO incluso num pacote, por exemplo. Pra quem quiser economizar existe a opção de hostels, restaurantes simples, transfers e passeios compartilhados. E para quem puder gastar um pouquinho mais, Jeri conta com excelente infraestrutura de hospedagens requintadas, restaurantes estrelados, transfers e passeios privativos. Tem para todos os bolsos.
  3. Monte seu roteiro – Existem muitas opções de passeios em Jericoacoara, tais como os famosos passeios pelo lado leste e também os passeios do lado oeste. Além desses, tem opções de fazer aulas de kitesurf, fazer cavalgadas, passeios de quadriciclo, aluguel de bike, prancha de surf, windsurf ou Stand up paddle, e muito mais. Se quiser explorar ainda mais a região, fique pelo menos 3/4 dias em Jeri e mais uns 2 dias no Preá ou outra praia no caminho para Fortaleza. Esse é o meu roteiro ideal.
  4. Reserve suas pousadas – Todo mundo quer ficar na vila de Jeri, claro, mas você também pode encontrar boa infraestrutura em hospedagem no Preá, Lagoa do Paraíso e até em Guriú. Assim você foge da muvuca e vive outras experiências. É possível encontrar bons preços de pousadas na vila de Jeri dependendo da localização. Se quiser ficar de frente para o mar o preço é alto, mas algumas ruas pra dentro os valores caem bastante. Tome cuidado ao reservar as pousadas nas datas certinhas para que dê tudo certo. Minha dica é reservar sempre pelo Booking, que te dá algumas seguranças e possui políticas rígidas de cancelamento e alteração.
  5. Reserve seus transfers – Você precisará de alguns transfers para chegar até Jericoacoara e se não fizer essas reservas de forma antecipada poderá pagar um preço alto na hora. Existem algumas opções saindo direto do aeroporto de Fortaleza para Jeri no mesmo dia, tem saindo do hotel em Fortaleza para Jeri por asfalto ou pelas praias e tem também saindo do aeroporto de Jijoca até Jeri. Nesse link você faz sua reserva de forma segura e com serviços de confiança. Se optar por um transfer mais barato, você pode ir de ônibus, vans ou carros 4×4 piratas sempre presentes em grupos de Whatsapp e Facebook. Se você optar por alugar um carro (eu não recomendo), saiba que ele ficará parado no estacionamento de Jeri ou Jijoca totalmente sem uso durante os dias que estiver por lá.
  6. Reserve seus passeios – Na baixa temporada (de Janeiro a Maio) é mais tranquilo, pois nesse período costuma ir pouca gente devido ser a época das chuvas na região. Já na alta temporada é importante deixar TUDO reservado com algum tempo, caso contrário não será possível viver algumas experiências devido a lotação. Os principais e imperdíveis são os passeios pelo lado leste e os passeios do lado oeste. Se puder, reserve tudo antes para garantir sua vaga.
  7. Compre suas passagens aéreas – A cidade de Fortaleza é a porta de entrada para quem quer conhecer Jericoacoara. Compre suas passagens aéreas para Fortaleza com pelo menos 3 meses para aproveitar as promoções. Com uma certa antecedência é possível achar preços a partir de 400 reais saindo do RJ ou SP, por exemplo. Minha dica é comprar as passagens apenas quando você já tiver tudo organizado, pois fica mais fácil de organizar a viagem dessa forma.
  8. Economize com um pacote em grupo – Acredite, indo em grupo a viagem fica muito mais barata (e mais legal também), pois assim você consegue preços melhores nos transfers e passeios. Mas isso não significa que você tem que ter um grupo formado. Você pode viajar sozinho(a) e entrar em algum grupo, ou fazer amigos no meio do caminho. Por isso indico sempre que você verifique se tem algum pacote com saída nas suas datas disponíveis, e só depois disso comprar as passagens aéreas. Por exemplo, minhas saídas das Expedições da Rota das Emoções são em Junho, Julho e Agosto, e incluem 3 dias completos com tudo incluso em Jericoacoara no roteiro.

Monte seu roteiro com a ajuda dos nossos guias de viagem

👉 Você evita todo esse processo estressante de reservas, ganha tempo e ainda economiza dinheiro indo nas minhas Expedições da Rota das Emoções. São viagens de 12 dias com todos os transfers, passeios, experiências e pousadas inclusas no pacote. São apenas 6 grupos por ano, de Junho a Agosto (melhores épocas) e poucas vagas. Reserve logo a sua.



Você também pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar no Zap
Precisa de ajuda?
Escanear o código
Olá 👋
Posso te ajudar?