Jeri já foi um vilarejo pacato. Hoje em dia o que não falta é o que fazer em Jericoacoara. É possível realizar passeios para o Parque Nacional de Jericoacoara, seja de bugue, à cavalo, de quadriciclo ou até mesmo helicóptero. Se você tem pouco tempo para aproveitar a vila, não deixe de fazer pelo menos os mais famosos: passeios de bugue do lado leste e passeios de bugue do lado oeste. Já vai começar bem!
Jericoacoara tem belas praias próximas, dunas e lagoas de águas cristalinas, e uma noite bem animada na vila, mas antes de planejar a sua viagem pra Jeri, verifique se a sua data disponível está dentro das melhores épocas para conhecer Jericoacoara, ou então sua viagem será uma grande furada. Aproveite e leia também: 8 dicas para planejar uma viagem de sucesso para Jericoacoara.
A região de Jericoacoara é bem grande, e você também pode aproveitar para conhecer diversos locais próximos numa só viagem, tais como: a Praia do Preá e Camocim (Tatajuba e o Mague Seco de Guriú ficam lá), além de outros destinos de praia entre Fortaleza e o vilarejo. É possível conhecer tudo isso em uma única viagem para Jeri ou participar de uma viagem completa pela Rota das Emoções. Se você não sabe o que é a Rota das Emoções, saiba que você tá deixando de fazer uma viagem dos sonhos que envolve o Ceará, Piauí e Maranhão.
O estilo da vila de Jeri mudou com o passar do tempo e tudo ficou mais “requintado”, porém manteve a tradição do pé na areia. Com opções de passeios para todas as idades, Jericoacoara reúne atrações históricas e culturais, áreas de lazer ao ar livre e atrativos para relaxar, entreter e divertir. Abaixo estão alguns dos principais atrativos de o que fazer em Jericoacoara e arredores.
O que fazer em Jericoacoara
- Praia principal – Descendo qualquer rua de Jeri vai dar na praia principal. Tem quem a ache linda e outros nem tanto, mas só indo lá mesmo para ver de pertinho. Na maré baixa é de um jeito, e na alta de outro. Com a luz do nascer do sol é incrível, mas ao meio-dia também é. Porém é durante o pôr-do-sol que a magia acontece. Aproveite a rodinha de capoeira, as barraquinhas de caipirinha, os vendedores ambulantes, e os passeios.
- Duna do pôr-do-sol – Definitivamente, o lugar mais famoso para assistir ao pôr-do-sol em Jericoacoara é na enorme duna ao lado da vila que ganhou esse nome merecidamente. Se este é o melhor ângulo, aí eu deixo para você descobrir quando chegar lá. Eu sempre digo que na Duna do Pôr-do-Sol você faz parte do espetáculo, e nos outros lugares de Jeri, você assiste ao espetáculo de camarote. É simplesmente fantástico, perto e de graça. É para todos! Você pode ir a pé ou a cavalo. Neste dia que fomos, encontramos um grupo de amigas que tinham ido a cavalo e estavam brindando o momento com taças de champanhe. Nada mal, não é mesmo?
- Passeio de bugue do lado leste – Nesse passeio você vai percorrer paisagens naturais de grande encanto visitando a Árvore da Preguiça, a Praia do Preá, o Buraco Azul, a Lagoa Azul, as lindas lagoas e dunas do Parque Nacional de Jericoacoara, e finalmente a Lagoa do Paraíso. Esse é um dos passeios mais procurados por quem visita Jericoacoara. É imperdível.
- Passeio de bugue do lado oeste – Praias virgens, manguezais, lagoas de uma beleza especial… Tudo isso e muito mais espera por você neste tour pelo litoral oeste de Jericoacoara. Saindo da praia de Jericoacoara a primeira parada é a curiosa praia do Mangue Seco. De lá segue viagem pelas dunas no Parque Nacional de Jericoacoara até chegar a Tatajuba, que já faz parte do município de Camocim. E finalmente a Lagoa da Torta ou Lagoa Grande, com tempo livre para curtir as redinhas dentro d’água.
- Passeios de quadriciclo – Também é possível fazer os passeios do lado leste e do lado oeste de quadriciclo. É bem bacana e divertido, uma vez que é você quem vai pilotando. É possível também contratar passeios privativos ou específicos para locais, como um serviço de transfer.
- Passeios a cavalo – Aos que preferem mais tranquilidade, tem os passeios à cavalo em Jericoacoara que fazem sucesso também, principalmente na hora do pôr-do-sol.
- Escolinha de Surf, kitesurf e windsurf – A região próxima a Jericoacoara é perfeita para os velejadores. Turistas vêm de todos os cantos do mundo para aproveitar os ventos no litoral do Brasil. A praia de Jeri é tranquila, rasa e com ventos brandos perfeitos para quem está iniciando nos esportes à vela. Aproveite a oportunidade para fazer algumas aulas.
- Stand up Paddle, caiaque e canoa havaiana – Aproveite as águas calmas da praia principal para andar de SUP ou caiaque. Para os mais atletas, é bacana fazer o passeio de canoa havaiana que vai até a Pedra Furada pelo mar durante o nascer ou pôr do sol.
- Pedra Furada – Um dos principais cartões postais de Jericoacoara, a Pedra Furada pode ser visitada a pé pela praia ou pelo Serrote, de bugue, de quadriciclo, de bicicleta ou a cavalo. Escolha o melhor ângulo, aguarde o sol se pôr e faça sua melhor foto. O lugar é lindo e tem uma energia incrível. O bacana é ser criativo e variar nas fotos desse local inspirador. É um passeio que pode ser feito a qualquer hora do dia, manhã, tarde ou noite. Lá é sempre especial.
- Praia da Malhada – Fica bem ao lado da praia principal… é só sair caminhando e se divertir. No caminho para o Serrote e Pedra Furada tem diversas piscinas naturais que se formam durante a maré baixa. Dizem que nesse trecho muita gente costuma fazer nudismo em Jeri.
- Barracas de caipirinha na praia – Para começar a noite, você pode descer a rua Principal até a praia onde há várias barraquinhas de caipirinha e drinks enfileiradas perto da praia. As barraquinhas estão lá todos os dias e são point certo no começo da noite para sentir o clima e descobrir o que rola na cidade, ou após as 2h da manhã, quando as baladinhas acabam e algumas pessoas voltam para lá para continuar a noite.
- Dançar Forró – O mais famoso de Jeri é o Forró da Dona Amélia, que fica na rua do Forró e acontece as quartas e sábados. Uma outra opção, que funciona às quintas, é a Maloka que fica na rua da Igreja.
O que fazer ALÉM DE Jericoacoara
- Passeio de Helicóptero – É possível sobrevoar de helicóptero as praias e a região do parque nacional de Jericoacoara. Os passeios saem de dois lugares, um deles no Buraco Azul e o outro na Lagoa da Torta. Os valores variam de acordo com o tempo e trajeto de voo. Não é barato, mas o visual vale a pena.
- Lagoa Azul e Lagoa do Paraíso (Preá) – Ambos são conhecidos durante os passeios de bugue do lado leste. Caso queira ficar mais tempo nos lugares você pode pagar apenas por um transfer com horário marcado de ida e volta. As lagoas são rodeadas por barracas com infraestrutura suficiente para curtir o dia. A mais famosa (e sempre lotada de gente) é a Alchymist Beach Club, mas se você prefere algo mais intimista e tranquilo opte pelas barracas menos famosas ou peça dicas pros guias.
- Tatajuba e Lago Grande (Camocim) – Ambos fazem parte dos passeios de bugue do lado oeste. O passeio dura o dia todo e vale muito a pena. É possível fazer tirolesa em uma das lagoas, além de curtir as redinhas dentro d’água na Lagoa da Torta enquanto espera o seu almoço ficar pronto.
- Buraco Azul Caiçara e Buraco Azul de Castelhanos (Cruz) – Essas duas novas atrações estão fazendo sucesso devido a cor da água dos “buracos” e também pela infraestrutura oferecida nos locais. É possível passar uma manhã ou tarde aproveitando todos os cantinhos fazendo milhões de fotos.
- Flecheiras e Guajiru – Entre Fortaleza e Jeri existem muitos destinos paradisíacos que podem ser visitados. Em um transfer pelo asfalto você perde de visitar todos eles. A melhor forma de aproveitar o roteiro em sua totalidade é fazendo esse circuito pelas praias. É o dobro do tempo (apróx. 8 horas), porém você vai curtindo os lugares, parando para tomar banho de mar, fazendo fotos, e tendo a primeira experiência gastronômica no Ceará.
Caso você queira explorar melhor toda a região e também os arredores, a melhor pedida é fazer a Rota das Emoções completa, que tem início a partir de Fortaleza, passando por Jericoacoara e finalizando no Maranhão, ou vice-versa. Por exemplo, antes de chegar em Jeri, existem diversos pequenos paraísos praianos, tais como Flecheiras, Guajiru, Paracuru, Preá e muito mais.
Reserve seus passeios em Jericoacoara
Você pode contratar os principais passeios em Jericoacoara através dos links abaixo. O ideal é você reservar tudo antecipadamente para não ficar sem o que fazer em Jericoacoara. Dependendo da época, fica tudo lotado.
Todos esses destinos (e muitos outros) fazem parte do nosso roteiro das Expedições da Rota das Emoções desse ano em viagens de 12 dias com todos os transfers, passeios, experiências e pousadas inclusas no pacote. São 6 grupos com apenas 9 vagas cada. Reserve logo a sua.