Jeri já foi um vilarejo pacato. Hoje em dia o que não falta é o que fazer em Jericoacoara. É possível realizar passeios para o Parque Nacional de Jericoacoara, seja de bugue, à cavalo, de quadriciclo ou até mesmo helicóptero. Se você tem pouco tempo para aproveitar a vila, não deixe de fazer pelo menos os mais famosos: passeios de bugue do lado leste e passeios de bugue do lado oeste. Já vai começar bem!

Jericoacoara tem belas praias próximas, dunas e lagoas de águas cristalinas, e uma noite bem animada na vila, mas antes de planejar a sua viagem pra Jeri, verifique se a sua data disponível está dentro das melhores épocas para conhecer Jericoacoara, ou então sua viagem será uma grande furada. Aproveite e leia também: 8 dicas para planejar uma viagem de sucesso para Jericoacoara.

A região de Jericoacoara é bem grande, e você também pode aproveitar para conhecer diversos locais próximos numa só viagem, tais como: a Praia do Preá e Camocim (Tatajuba e o Mague Seco de Guriú ficam lá), além de outros destinos de praia entre Fortaleza e o vilarejo. É possível conhecer tudo isso em uma única viagem para Jeri ou participar de uma viagem completa pela Rota das Emoções. Se você não sabe o que é a Rota das Emoções, saiba que você tá deixando de fazer uma viagem dos sonhos que envolve o Ceará, Piauí e Maranhão.

O estilo da vila de Jeri mudou com o passar do tempo e tudo ficou mais “requintado”, porém manteve a tradição do pé na areia. Com opções de passeios para todas as idades, Jericoacoara reúne atrações históricas e culturais, áreas de lazer ao ar livre e atrativos para relaxar, entreter e divertir. Abaixo estão alguns dos principais atrativos de o que fazer em Jericoacoara e arredores.


O que fazer em Jericoacoara

  1. Praia principal – Descendo qualquer rua de Jeri vai dar na praia principal. Tem quem a ache linda e outros nem tanto, mas só indo lá mesmo para ver de pertinho. Na maré baixa é de um jeito, e na alta de outro. Com a luz do nascer do sol é incrível, mas ao meio-dia também é. Porém é durante o pôr-do-sol que a magia acontece. Aproveite a rodinha de capoeira, as barraquinhas de caipirinha, os vendedores ambulantes, e os passeios.
  2. Duna do pôr-do-sol – Definitivamente, o lugar mais famoso para assistir ao pôr-do-sol em Jericoacoara é na enorme duna ao lado da vila que ganhou esse nome merecidamente. Se este é o melhor ângulo, aí eu deixo para você descobrir quando chegar lá. Eu sempre digo que na Duna do Pôr-do-Sol você faz parte do espetáculo, e nos outros lugares de Jeri, você assiste ao espetáculo de camarote. É simplesmente fantástico, perto e de graça. É para todos! Você pode ir a pé ou a cavalo. Neste dia que fomos, encontramos um grupo de amigas que tinham ido a cavalo e estavam brindando o momento com taças de champanhe. Nada mal, não é mesmo?
  3. Passeio de bugue do lado leste – Nesse passeio você vai percorrer paisagens naturais de grande encanto visitando a Árvore da Preguiça, a Praia do Preá, o Buraco Azul, a Lagoa Azul, as lindas lagoas e dunas do Parque Nacional de Jericoacoara, e finalmente a Lagoa do Paraíso. Esse é um dos passeios mais procurados por quem visita Jericoacoara. É imperdível.
  4. Passeio de bugue do lado oeste – Praias virgens, manguezais, lagoas de uma beleza especial… Tudo isso e muito mais espera por você neste tour pelo litoral oeste de Jericoacoara. Saindo da praia de Jericoacoara a primeira parada é a curiosa praia do Mangue Seco. De lá segue viagem pelas dunas no Parque Nacional de Jericoacoara até chegar a Tatajuba, que já faz parte do município de Camocim. E finalmente a Lagoa da Torta ou Lagoa Grande, com tempo livre para curtir as redinhas dentro d’água.
  5. Passeios de quadriciclo – Também é possível fazer os passeios do lado leste e do lado oeste de quadriciclo. É bem bacana e divertido, uma vez que é você quem vai pilotando. É possível também contratar passeios privativos ou específicos para locais, como um serviço de transfer.
  6. Passeios a cavalo – Aos que preferem mais tranquilidade, tem os passeios à cavalo em Jericoacoara que fazem sucesso também, principalmente na hora do pôr-do-sol.
  7. Escolinha de Surf, kitesurf e windsurf – A região próxima a Jericoacoara é perfeita para os velejadores. Turistas vêm de todos os cantos do mundo para aproveitar os ventos no litoral do Brasil. A praia de Jeri é tranquila, rasa e com ventos brandos perfeitos para quem está iniciando nos esportes à vela. Aproveite a oportunidade para fazer algumas aulas.
  8. Stand up Paddle, caiaque e canoa havaiana – Aproveite as águas calmas da praia principal para andar de SUP ou caiaque. Para os mais atletas, é bacana fazer o passeio de canoa havaiana que vai até a Pedra Furada pelo mar durante o nascer ou pôr do sol.
  9. Pedra Furada – Um dos principais cartões postais de Jericoacoara, a Pedra Furada pode ser visitada a pé pela praia ou pelo Serrote, de bugue, de quadriciclo, de bicicleta ou a cavalo. Escolha o melhor ângulo, aguarde o sol se pôr e faça sua melhor foto. O lugar é lindo e tem uma energia incrível. O bacana é ser criativo e variar nas fotos desse local inspirador. É um passeio que pode ser feito a qualquer hora do dia, manhã, tarde ou noite. Lá é sempre especial.
  10. Praia da Malhada – Fica bem ao lado da praia principal… é só sair caminhando e se divertir. No caminho para o Serrote e Pedra Furada tem diversas piscinas naturais que se formam durante a maré baixa. Dizem que nesse trecho muita gente costuma fazer nudismo em Jeri.
  11. Barracas de caipirinha na praia – Para começar a noite, você pode descer a rua Principal até a praia onde há várias barraquinhas de caipirinha e drinks enfileiradas perto da praia. As barraquinhas estão lá todos os dias e são point certo no começo da noite para sentir o clima e descobrir o que rola na cidade, ou após as 2h da manhã, quando as baladinhas acabam e algumas pessoas voltam para lá para continuar a noite.
  12. Dançar Forró – O mais famoso de Jeri é o Forró da Dona Amélia, que fica na rua do Forró e acontece as quartas e sábados. Uma outra opção, que funciona às quintas, é a Maloka que fica na rua da Igreja.

O que fazer ALÉM DE Jericoacoara

  1. Passeio de Helicóptero – É possível sobrevoar de helicóptero as praias e a região do parque nacional de Jericoacoara. Os passeios saem de dois lugares, um deles no Buraco Azul e o outro na Lagoa da Torta. Os valores variam de acordo com o tempo e trajeto de voo. Não é barato, mas o visual vale a pena.
  2. Lagoa Azul e Lagoa do Paraíso (Preá) – Ambos são conhecidos durante os passeios de bugue do lado leste. Caso queira ficar mais tempo nos lugares você pode pagar apenas por um transfer com horário marcado de ida e volta. As lagoas são rodeadas por barracas com infraestrutura suficiente para curtir o dia. A mais famosa (e sempre lotada de gente) é a Alchymist Beach Club, mas se você prefere algo mais intimista e tranquilo opte pelas barracas menos famosas ou peça dicas pros guias.
  3. Tatajuba e Lago Grande (Camocim) – Ambos fazem parte dos passeios de bugue do lado oeste. O passeio dura o dia todo e vale muito a pena. É possível fazer tirolesa em uma das lagoas, além de curtir as redinhas dentro d’água na Lagoa da Torta enquanto espera o seu almoço ficar pronto.
  4. Buraco Azul Caiçara e Buraco Azul de Castelhanos (Cruz) – Essas duas novas atrações estão fazendo sucesso devido a cor da água dos “buracos” e também pela infraestrutura oferecida nos locais. É possível passar uma manhã ou tarde aproveitando todos os cantinhos fazendo milhões de fotos.
  5. Flecheiras e Guajiru – Entre Fortaleza e Jeri existem muitos destinos paradisíacos que podem ser visitados. Em um transfer pelo asfalto você perde de visitar todos eles. A melhor forma de aproveitar o roteiro em sua totalidade é fazendo esse circuito pelas praias. É o dobro do tempo (apróx. 8 horas), porém você vai curtindo os lugares, parando para tomar banho de mar, fazendo fotos, e tendo a primeira experiência gastronômica no Ceará.

Caso você queira explorar melhor toda a região e também os arredores, a melhor pedida é fazer a Rota das Emoções completa, que tem início a partir de Fortaleza, passando por Jericoacoara e finalizando no Maranhão, ou vice-versa. Por exemplo, antes de chegar em Jeri, existem diversos pequenos paraísos praianos, tais como Flecheiras, Guajiru, Paracuru, Preá e muito mais.

Reserve seus passeios em Jericoacoara

Você pode contratar os principais passeios em Jericoacoara através dos links abaixo. O ideal é você reservar tudo antecipadamente para não ficar sem o que fazer em Jericoacoara. Dependendo da época, fica tudo lotado.

👉 Todos esses destinos (e muitos outros) fazem parte do nosso roteiro das Expedições da Rota das Emoções desse ano em viagens de 12 dias com todos os transfers, passeios, experiências e pousadas inclusas no pacote. São 6 grupos com apenas 9 vagas cada. Reserve logo a sua.



Você também pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *