Os Lençóis Maranhenses são um dos ecossistemas mais incríveis do Brasil. Dizem que lembra um deserto, mas a única semelhança que vejo é a quantidade de areia. É durante o ciclo das chuvas fortes do primeiro semestre que as lagoas vão enchendo até ficarem cheias e cristalinas, do jeito que milhares de turistas sonham em ver. Descubra quando ir para os Lençóis Maranhenses e entenda como funciona mês a mês o clima, as chuvas e o nível das lagoas.

A partir de Junho, o volume de chuvas diminui e o sol volta a reinar, com dias de céu azul e poucas nuvens. É o sol que “acende” as lagoas. Em dias nublados e chuvosos as lagoas ficam “apagadas”. Até o fim de Agosto tudo é exatamente como você nas redes sociais, TV e revistas: maravilhoso! Daí em diante, sem as chuvas constantes, inicia-se o processo natural das lagoas começarem a baixar o nível de água. Algumas até secam totalmente. A depender da quantidade de chuvas do início do ano, é possível encontrar boas lagoas até Novembro. Pra entender melhor continue lendo a matéria.


As perguntas mais recorrentes que recebo

Qual a melhor época pra visitar os Lençóis Maranhenses?“. Eu já escrevi uma matéria completa sobre quando ir para os Lençóis Maranhenses, explicando como funciona o ciclo das águas e até quando vai a temporada de chuvas. Veja os melhores meses para conhecer os Lençóis. Recomendo a leitura.

Vai ter água nas lagoas dos Lençóis no fim do ano?“. Calma, tudo depende de como será a temporada das chuvas na região (que acontece de Janeiro a Maio). Isso precisa ser avaliado ano a ano. Às vezes, mês a mês. Vai depender também de qual região dos Lençóis Maranhenses você irá querer visitar. As lagoas de Atins costumam secar primeiro e Santo Amaro costuma demorar mais.

As lagoas são sempre cristalinas?“. Depende da época que você for. De Abril a Agosto sim. De Outubro/Novembro em diante, muito provavelmente já estarão com algumas algas, que com o sol constante que faz, começam a proliferar, deixando as lagoas mais turvas ou escuras mesmo.

Quando as lagoas estão cheias nos Lençóis?“. Resumindo brevemente. Em Junho e Julho faz muito sol, as lagoas estão supercheias. Em Agosto e Setembro, as lagoas ainda estão cheias e com muito sol. Em Outubro ainda tem lagoas com muita água, mas já começa a secar. Em Novembro e Dezembro, a maioria das lagoas já baixaram ou secaram. Em Janeiro as lagoas começam a encher com o início das chuvas. Março, Abril e Maio são o pico das chuvas e as lagoas chegam ao ápice, com o clima instável e nublado.

Vou pros Lençóis no Réveillon, Carnaval ou Semana Santa. Vai chover?“. Muito provável que sim, quase que 99% de chances. Mas tem aquele 1% que te favorece, se você der sorte. Pode acontecer de chover por dias seguidos, o dia todo, atrapalhando bastante seus passeios. Mas também pode chover apenas pela manhã cedo ou a noite. Tem que conversar com São Pedro antes. Hehehe.

Eu não sabia disso tudo, mas já comprei minhas passagens. Devo ir mesmo assim?“. Bom, as informações já foram dadas. A escolha é inteiramente sua. Esse é o erro mais comum dos turistas que aproveitam uma promoção de passagem aérea e compram no impulso, sem pesquisar. Você tem a opção de trocar as passagens para épocas melhores ou fazer a viagem contando com a sorte.

Chuvas, lagoas e clima mês a mês nos Lençóis Maranhenses

Eu sei que não é fácil decidir quando ir para os Lençóis Maranhenses. Resumindo brevemente tudo que você irá ler aqui sobre como estão as lagoas e o clima mês a mês nos Lençóis Maranhenses. Para uma viagem mais garantida de sucesso, em Junho e Julho faz muito sol, e as lagoas estão super cheias. Mas como é o período de férias escolares no Brasil, são os meses com mais visitação nos Lençóis. Se quiser lugares mais tranquilos, de Agosto a Outubro as lagoas ainda estão cheias e com muito sol.

A partir de Outubro as lagoas sofrem com o sol e vento e já começam a secar. Em Novembro e Dezembro, a maioria das lagoas já baixaram muito o nível de água ou secaram. Em Janeiro o ciclo das chuvas recomeça e as lagoas começam a encher aos poucos. Em Março, Abril e Maio já tem lagoa cheia, porém são os meses de pico das chuvas. Veja no gráfico abaixo como são as chuvas e clima mês a mês nos Lençóis Maranhenses.

Gráfico de chuvas nos Lençóis Maranhenses mês a mês
Gráfico de chuvas nos Lençóis Maranhenses mês a mês

Lençóis Maranhenses em Janeiro

Chuvas – Normalmente as chuvas começam fracas no início do ano e vão se intensificando a partir da segunda quinzena. O ciclo das chuvas começa a despertar nos Lençóis Maranhenses em Janeiro. Infelizmente não é um bom momento pra quem busca quando ir para os Lençóis Maranhenses.

Nível das Lagoas – Em Atins, baixíssimas ou até mesmo secas. Em Barreirinhas, com sorte, é possível encontrar alguma água nas lagoas do Circuito Lagoa Bonita. Em Santo Amaro, ainda deve encontrar algumas lagoas com águas da temporada anterior.

Clima e Vento – Instável, dias nublados com momentos de sol, possibilidade de chuva pela manhã e noite. Temperatura média de 27ºC. Ventos leves.

Dicas do que fazer – Mesmo sendo férias no Brasil, esse não é um dos melhores meses para conhecer os Lençóis Maranhenses. Se você for nesse período, não vá esperando muita coisa das lagoas. Em Atins tem sempre festas nas barracas de praia. Em Barreirinhas você pode optar por fazer os passeios culturais do Tapuio (Casas de Artesanato e Farinha) e a descida de rio com bóia-cross em Cardosa. E talvez o passeio da Lagoa Bonita. Em Santo Amaro é capaz de achar lagoas com água da temporada anterior.

Lençóis Maranhenses em Fevereiro

Chuvas – As chuvas ganham volume em Fevereiro, e vão se intensificando até o fim do mês. Os registros pluviométricos anuais marcam mais de 200 mm nos Lençóis Maranhenses em Fevereiro.

Nível das Lagoas – Com essas chuvas iniciais, os lençóis freáticos começam a encher, e nos locais onde são mais superficiais algumas lagoas começam a tomar forma.

Clima e Vento – Permanece instável, dias nublados com momentos de sol, possibilidade de chuva pela manhã, tarde e noite. Temperatura média de 28ºC. Ventos leves.

Dicas do que fazer – Eu investiria uma viagem no Carnaval para outros destinos do nordeste, no litoral entre Bahia e Rio Grande do Norte. As chuvas que caem nesse período nos Lençóis Maranhenses podem atrapalhar os passeios nas três bases. As cachoeirinhas resultantes das chuvas já começam a aparecer em Atins, tal como a Cachoeira do Bonzinho.

Lençóis Maranhenses em Março

ChuvasMarço é o auge das chuvas fortes nos Lençóis Maranhenses com registros de mais de 300 milímetros nos últimos anos. Esse é o mês mais chuvoso do ano na região. Se puder, evite os Lençóis Maranhenses em Março.

Nível das Lagoas – Com o aumento das chuvas, os lençóis freáticos enchem um pouco mais e as primeiras lagoas da temporada começam a surgir. Mas não se iluda, esse ainda não é um bom momento para visitar a região.

Clima e Vento – Muito instável, dias nublados com poucos ou nenhum momento de sol. Chuvas duradouras e constantes, podendo durar vários dias seguidos. Temperatura média de 29ºC. Ventos leves.

Dicas do que fazer – Apesar das primeiras lagoas começarem a aparecer com suas águas azuis e cristalinas, ainda não é hora de ir para os Lençóis Maranhenses. Esses é o mês de maior registro de chuvas fortes, com temporais e também quedas de raios no parque nacional. As trilhas que levam de Barreirinhas até as lagoas ficam alagadas. Pra quem gosta de aventura, é um prato cheio. Mas pense primeiro na sua segurança. Lembre-se: as lagoas só “acendem” com o sol brilhando! As chuvas prejudicam os passeios nas três bases. Com o tempo nublado as lagoas ficam “apagadas” (escuras).

Imagina pegar um dia assim nos Lençóis Maranhenses? - Foto por JJSantos
Imagina pegar um dia assim nos Lençóis Maranhenses? – Foto por JJSantos

Lençóis Maranhenses em Abril

Chuvas – As chuvas fortes continuam fortes em todo o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses em Abril, com registros beirando os 300 milímetros. Março e Abril são os meses mais chuvosos do ano na região. Se puder, evite.

Nível das Lagoas – Com as chuvas intensas do primeiro trimestre, os lençóis freáticos transbordam e as lagoas da temporada renascem. Elas ainda vão continuar enchendo nos próximos meses. Alguns turistas começam a aparecer na região.

Clima e Vento – Clima ainda muito instável, com dias nublados e pouco sol. Chuvas duradouras permanecem por horas durante os dias. Temperatura média de 29ºC. Ventos leves.

Dicas do que fazer – Possivelmente algumas lagoas já estarão lindas para serem visitadas, mas lembre-se que as lagoas só “acendem” com o sol. Como a maioria dos dias ainda serão nublados, você encontrará lagoas super claras, porem “apagadas”. Sem a luz do sol pra clarear, as cores das lagoas ficam escuras ou acinzentadas. Já é possível fazer passeios nas três bases e encontrar lagoas com água, porém o clima ainda não ajuda muito.

Lençóis Maranhenses em Maio

Chuvas – Em Maio as chuvas ficam moderadas, como no início das chuvas em Fevereiro. Ainda é comum pancadas fortes durante o dia nos Lençóis Maranhenses em Maio. Os registros de chuva ficam em torno dos 240 milímetros, o que ainda é bastante chuva para atrapalhar os passeios.

Nível das Lagoas – Com o tanto de água acumulada nos lençóis freáticos, é bem possível que você encontre lagoas transbordando, literalmente. É nesse momento que algumas lagoas se juntam com outras, criando lagoas gigantescas. Quando a duna não suporta a pressão, elas rompem, fazendo que a água vá toda embora. É um fenômeno raro de ser presenciado, mas que acontece anualmente durante a renovação do ciclo.

Clima e Vento – Clima ainda muito instável, com dias nublados e pouco sol. Chuvas duradouras permanecem por horas durante os dias. Temperatura média de 29ºC. Ventos leves.

Dicas do que fazer – Possivelmente algumas lagoas já estarão lindas para serem visitadas, mas lembre-se que elas só “acendem” mesmo com o sol (com tempo mais firme a partir de Junho). Como a maioria dos dias ainda serão nublados, você encontrará lagoas super claras, porém “apagadas”. Sem a luz, as lagoas ficam escuras ou acinzentadas, sem cor. Já é possível fazer passeios nas três bases e encontrar lagoas com bastante água. O turismo começa a retornar na região.

Lençóis Maranhenses em Junho

Chuvas – A partir da primeira quinzena as chuvas cessam consideravelmente e o turismo volta com força total nos Lençóis Maranhenses em Junho. Ainda podem acontecer algumas chuvas esporádicas durante o dia, mas nada que atrapalhe muito os passeios. Os registros de chuva não chegam aos 100 milímetros.

Nível das Lagoas – Finalmente os lençóis freáticos estão lotados e você poderá encontrar as lagoas transbordando de água e beleza. Junho é um dos melhores momentos para visitar a região. Você encontrará lagoas cristalinas e super claras. Um período perfeito pra quem procura quando ir para os Lençóis Maranhenses.

Clima e Vento – Clima mais estável, com lindos dias de sol e poucas nuvens. Eventualmente ainda pode cair alguma chuva, mas normalmente são passageiras. Temperatura média de 29ºC. Ventos leves.

Dicas do que fazer – Tudo que você quiser! Praticamente todas as lagoas estarão perfeitas para serem visitadas nas três bases. O sol brilha forte durante o dia e “acende” as lagoas, mostrando toda a sua beleza. É o início das férias no Brasil e também da alta temporada na região, então prepare-se para encontrar os preços compatíveis com o período. O turismo retorna com força total. Se você curte o São João do Maranhão, poderá aproveitar as festas e as lagoas, tudo numa mesma viagem. E em São Luis, não deixe de fazer o City Tour no Centro Histórico e visitar os belíssimos casarões de azulejos portugueses tombados pela UNESCO.

+ É nesse período que começam as saídas em grupos das minhas Expedições da Rota das Emoções

Lençóis Maranhenses em Julho

Chuvas – A possibilidade de chuvas em Julho são bem baixas ou quase nulas. Caso aconteça, relaxe, e tenha certeza que será passageira e rápida. É um período de bastante sol nos Lençóis Maranhenses em Julho.

Nível das Lagoas – O padrão das lagoas permanece como Junho, bastante cheias e cristalinas. Esse é um dos melhores meses. Acabou sua dúvida de quando ir para os Lençóis Maranhenses.

Clima e Vento – Clima estável, com lindos dias de sol e poucas nuvens. Difícil chover nesse período. A temperatura varia entre 22 e 32ºC. Ventos leves.

Dicas do que fazer – Faça tudo que você quiser nos Lençóis! Todos os circuitos das lagoas estarão perfeitas para serem visitadas nas três bases. É tempo de sol, festas, e diversão na praia de Atins, nos bares de Barreirinhas e na praça de Santo Amaro. O sol brilha forte durante o dia e “acende” as lagoas, mostrando toda a sua beleza. O turismo tá bombando nesse período, e é bem provável de encontrar bastante gente nas lagoas.

+ Nesse período os grupos das Expedições da Rota das Emoções estão bombando!

Lençóis Maranhenses em Agosto

Chuvas – Caso chova, você provavelmente nem irá ver. Dizem que chove cerca de 7mm por mês, mas é bem raro mesmo chover nos Lençóis Maranhenses em Agosto.

Nível das Lagoas – O padrão das lagoas permanece como Julho, ainda cheias e cristalinas, mas começando o processo de diminuição bem aos poucos.

Clima e Vento – As temperaturas variam entre 22 e 33ºC, com média de 27ºC. Os ventos começam a soprar um pouco mais fortes.

Dicas do que fazer – Com o fim das férias escolares, você perceberá bem menos turistas nos passeios e cidades. Esse ainda é um dos melhores momentos para visitar os Lençóis Maranhenses. Os preços estão normais para uma alta temporada, e o clima continua perfeito. Assim como em Junho e Julho, Agosto está tudo funcionando a pleno vapor.

+ É o último mês de saída dos grupos das Expedições da Rota das Emoções comigo.

Lençóis Maranhenses em Setembro

Chuvas – O que é isso mesmo? Rsrs. Chove cerca de 7mm por mês, em poucas localidades nos Lençóis Maranhenses em Setembro. Se você busca tranquilidade, esse é um bom mês quando ir para os Lençóis Maranhenses.

Nível das Lagoas – É nesse período que já começamos a perceber o nível das lagoas baixando, mas nada que vá tirar a beleza do seu passeio. Ainda é possível conhecer todos os roteiros e circuitos com beleza insuperável. Em um bom ano de La Nina (onde a temporada de chuvas é mais forte), é garantido que as lagoas ainda estarão bem cheias. Entenda como o El Niño e a La Nina influenciam o clima nos Lençóis Maranhenses.

Clima e Vento – Em setembro são registradas as maiores temperatura do ano, variando entre 23 e 33ºC, com média de 28ºC. O sol forte é um dos responsáveis pela “secagem” das águas. Neste momento os ventos ficam mais fortes, iniciando a temporada do kitesurf.

Dicas do que fazer – Tirando o feriado de 7 de Setembro, é um dos meses mais tranquilos e gostosos para visitar os Lençóis. Os preços das coisas começam a baixar, e os passeios ficam mais tranquilos, com menos concorrência nas lagoas. Atins começa a receber muitos gringos nesse período que vêm ao Brasil em busca dos ventos para a prática do kitesurf.

+ É nesse mês que faço as saídas dos grupos das Expedições dos Lençóis Maranhenses

Lençóis Maranhenses em Outubro

Chuvas – Os registros marcam que chove cerca de 6mm neste mês. É um mês bastante seco pra quem vai visitar os Lençóis Maranhenses em Outubro.

Nível das Lagoas – Em um ano onde a temporada de chuvas é muito bom (como em 2018, 2019 e 2022), é bem provável de você ainda encontrar lagoas bem cheias. Porém, em períodos de El Niño (onde as chuvas são menos intensas), é possível perceber lagoas bem baixas neste mês.

Clima e Vento – Em Outubro a temperatura varia entre 23 e 34ºC, com média de 29ºC. Os ventos fortes fazem a felicidade dos velejadores que buscam em Atins os ventos próprios para praticar esportes náuticos. O sol intenso continua secando as águas e ajudando a proliferar as algas que começam a escurecer algumas lagoas.

Dicas do que fazer – Com a diminuição do nível das lagoas, evite circuitos como o da Lagoa Azul e do Canto do Atins, pois nessas regiões as águas costumam baixar mais rápido. É em Santo Amaro que as lagoas duram mais tempo. Então se esse for seu objetivo, prefira passar mais dias na região explorando o Circuito das Emendadas e o Circuito da Betânia.

+ Nos anos que a temporada de chuvas é intenso, temos saídas em grupos das Expedições dos Lençóis Maranhenses

Lençóis Maranhenses em Novembro

Chuvas – O clima continua seco nesse período, com registros de cerca de 6mm de chuva nos Lençóis Maranhenses em Novembro.

Nível das Lagoas – Novembro marca o início da baixa temporada. Como já de conhecimento de todos, as lagoas neste período já estarão bem mais baixas e algumas completamente secas, literalmente. As que ainda tiverem água, já estarão mais escuras devido a proliferação de algas por causa do forte calor.

Clima e Vento – Em Novembro as temperaturas variam entre 23 e 33ºC, com média de 28ºC. Os ventos continuam fortes, ajudando na temporada dos kitesurfs em Atins.

Dicas do que fazer – Os passeios continuam operando normalmente, porém, caso você vá nesse período, não espere muita coisa das lagoas. Se puder, opte pelos passeios em Santo Amaro, que normalmente as lagoas demoram mais tempo para secar, principalmente no Circuito das Emendadas.

Lençóis Maranhenses em Dezembro

Chuvas – As primeiras chuvas marcam o término da temporada da seca nos Lençóis Maranhenses em Dezembro, com médias de 50mm no mês. Mesmo esparsas, as chuvas esporádicas já podem começar a atrapalhar os passeios. As chances de chuvas no final do ano aumentam com o reinício do ciclo em Janeiro.

Nível das Lagoas – Não espere lagoas incríveis nesse período. As poucas lagoas que ainda tiverem água estarão com bastante algas, deixando-as turvas. A grande maioria, infelizmente, está praticamente seca. Se puder, evite esse período. As poucas chuvas que começam a cair ainda não tem potência para encher os lençóis freáticos.

Clima e Vento – Os dias começam a ficar mais nublados, e com isso as lagoas que ainda existirem certamente já estarão mais escuras devido às algas escuras. A temperatura varia entre 23 e 32ºC, com média de 27ºC. Os ventos sopram com intensidade média, porém com menos frequência. A temporada do kitesurf vai chegando ao fim.

Dicas do que fazer – Muita gente fala que sempre terá água pra ver na Lagoa da Esperança, porém não vá esperando aquilo que seus olhos veem nas redes sociais. O passeio é muito bonito, mas não espere uma lagoa cristalina.

“Vou no mês de chuva mesmo, e agora?”

Bom, se você já comprou passagens ou só tem os meses de chuva (ou lagoas) pra visitar os Lençóis Maranhenses, paciência né? Não foi por falta de aviso. Mas eu sei que muita gente acaba indo mesmo assim, e como eu sou bonzinho, preparei matérias completas com várias dicas do que fazer com chuva nos Lençóis Maranhenses. Nesses casos, recomendo fortemente a leitura!

Afinal: quando ir para os Lençóis Maranhenses?

O ciclo das chuvas é uma certeza REAL nos Lençóis Maranhenses. Ela acontece, você querendo ou não. O melhor que você tem a fazer é se planejar e evitá-la pesquisando quando ir para os Lençóis Maranhenses.

De forma resumida, saiba que durante o primeiro semestre, as chuvas fortes na região vão enchendo o lençol freático de Janeiro até início de Junho. O que transborda (e nós amamos), são as lagoas. Já no segundo semestre, o sol forte e a chegada dos ventos vão contribuindo para secar as lagoas.

Para visitar os Lençóis Maranhenses no máximo de sua beleza, você pode ir no fim da temporada das chuvas, antes que as lagoas comecem a baixar o nível das águas. É recomendável esperar passar o período das chuvas (fim de maio), pois com tempo nublado as lagoas não “acendem”. Mesmo cheias, elas não brilham, pois é o seu azul e o sol que fazem os tons de azul e verde das lagoas brilharem.

Vale lembrar que de Junho a Agosto é considerada a alta temporada da região, e por isso, é provável que você encontre muita gente nas lagoas. Para alguns, isso pode acabar com o encanto do lugar. Então, para certas pessoas, Setembro e Outubro podem ser os melhores meses para visitar os Lençóis Maranhenses. Esses são os meses que eu faço minhas Expedições dos Lençóis Maranhenses (veja as datas, roteiros e valores), e os grupos ficam muito felizes com o que encontram: lagoas ainda cheias de água e vazias de pessoas.

Concluindo, se você quer ter uma experiência à altura da sua expectativa, sem erros, sem chuvas, com céu azul e água cristalinas nas lagoas, vá entre Junho e Outubro. Esse é o melhor período quando ir para os Lençóis Maranhenses.



Você também pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar no Zap
Precisa de ajuda?
Escanear o código
Olá 👋
Posso te ajudar?