É chato falar isso, mas Atins é onde as lagoas secam primeiro. Então, normalmente, lá por Novembro as lagoas já estão bem baixas ou quase secas mesmo. Mas o destino tem seu charme e agora você vai descobrir o que fazer em Atins com chuva. Atins se reinventa ano após ano atraindo gente do mundo inteiro, seja para conhecer o próprio vilarejo, seja para velejar de kitesurf ou ainda para curtir as badaladas festas nos quiosques e bares na beira do mar.
A oferta de hospedagens e restaurantes em Atins é muito boa, porém na baixa temporada (o período das chuvas) muitas acabam optando por fechar para reduzir custos, devido a pouca procura por turistas. Além dessa matéria sobre o que fazer em Atins com chuva, vale a pena também ler nosso Guia de Viagem para Atins para mais dicas de onde ficar, onde comer, como chegar, e muito mais.
O que fazer em Atins com chuva
O vilarejo de Atins está localizado na foz do Rio Preguiças e foi todo construido em cima de areia. Não tem calçamentos, asfalto, ou nada que facilite pra caminhar nas ruas e becos. É preciso enfrentar a areia pra onde quer que você vá. Esse é o charme do lugar! A chegada é numa área de manguezal e a vila fica mais próxima do mar. Com a chegada da chuva em Atins, muitas ruas ficam completamente alagadas, com enormes poças d’água que duram várias semanas. A mobilidade por lá fica bastante restrita nesse período de chuvas em Atins.
Uma das coisas muito legais que tem pra fazer em Atins com chuva é conhecer a Cachoeira do Bonzinho. É uma pequena queda d’água que se forma apenas no período das chuvas com o excesso de água que transborda das lagoas. Ela fica próximo ao mar criando um cenário muito bonito e diferente de tudo que você já viu.
Para os mais aventureiros, os passeios de quadriciclo em Atins com chuva é emoção do início ao fim. Os quadris 4×4 são máquinas robustas e estão preparados para enfrentar as mais diversas condições de terrenos. No período de chuva em Atins, os quadris estão “em casa” atravessando poças, terrenos alagados, campos de areias, e muito mais. A diversão é garantida com ou sem chuva em Atins.
Independente do período, os passeios do Canto do Atins e Ponta do Mangue saem normalmente (você pode contratar esse passeio aqui). Então você pode fazer esses passeios em Atins com chuva ou sem chuva. Mas lembre-se apenas de questionar sobre o nível de água das lagoas, para não criar expectativas e se decepcionar.
Tem também opções de passeios de caiaque e cavalgada, mas não acho que sejam boas opções para fazer com chuva em Atins. A não ser, é claro, que o tempo colabore. Bom, tem quem goste de cavalgar na chuva também. Então fica totalmente a seu critério essas opções.
Se a chuva não der trégua nos dias que você tiver em Atins, aproveite para relaxar. Tem profissionais locais que oferecem massagens, meditação e aulas de Yoga em Atins. Já pensou meditar ao som da chuva caindo, do vento leve balançando os coqueiros, e dos pássaros cantando? Será mágico e inesquecível.
👉 Acesse o Guia de Viagem Completo para Atins
O clima nos Lençóis Maranhenses mês a mês
De Janeiro a Maio
Essa é definitivamente a temporada das chuvas nos Lençóis Maranhenses. As lagoas começam o ano com o volume de água totalmente baixo e algumas até secas, e só vão começar a encher a partir de Março quando intensificam as chuvas. Lá por Abril ou Maio já é possível encontrar lagoas cheias, mas o tempo ainda é bastante instável, com dias nublados, sem muito sol e lagoas sem brilho.
De Junho a Setembro
Nesse período as lagoas estão super cheias e cristalinas. O sol aparece com mais força e deixam as lagoas irradiando beleza. É o momento perfeito para não errar na “Expectativa X Realidade”. É a alta temporada da região. Os preços disparam e as chances de encontrar lagoas cheias de gente são grandes. As primeiras lagoas a secar são em Atins, seguido por Barreirinhas. Em Santo Amaro são onde elas demoram mais tempo pra baixar.
De Outubro a Dezembro
Dependendo das chuvas, você poderá encontrar lagoas até em Dezembro. Muita gente diz que depois de Setembro as lagoas secam. Mas estão erradas em afirmar isso. Primeiro é preciso saber como será a temporada de chuvas para depois fazer essa avaliação. Por exemplo, se as chuvas forem além do normal, é possível visitar boas lagoas em Barreirinhas até Novembro. Isso acontecendo, a temporada de turismo em Santo Amaro é mais longa, sendo mais fácil encontrar boas lagoas até Dezembro, pelo menos.
Quando não pegar chuva nos Lençóis Maranhenses?
Se o seu objetivo forem ver as lagoas e não pegar chuva, então as piores épocas para visitar os Lençóis Maranhenses será de Novembro a Abril. Como já foi explicado anteriormente, os meses de Novembro a Fevereiro marcam a temporada da seca nos Lençóis Maranhenses. De Janeiro a Maio as chuvas começam e a medida que se intensificam, vão enchendo as lagoas. Agora que já sabe, é só se planejar e evitar esses períodos chuvosos nos Lençóis.
ANOTA ESSA DICA: Se você quer ter uma experiência à altura da sua expectativa, sem erros, sem chuvas, com céu azul e água cristalinas nas lagoas das três bases, vá entre Junho e Outubro para os Lençóis Maranhenses (no máximo Novembro). Aproveite e conheça minhas Expedições em pequenos grupos que saem exatamente nos melhores períodos.
Acho que você irá preferir encontrar as lagoas desse jeito, não é mesmo?
Pegou chuva nos Lençóis Maranhenses durante sua viagem?
Você já foi para os Lençóis Maranhenses? Como estava o clima quando você foi? Pegou chuva em Atins? O que você fez por lá? Em qual mês você foi? Conta pra gente aqui nos comentários. Sua experiência por lá pode ajudar muitos outros viajantes.