Na organização de qualquer viagem existe um passo a passo a ser seguido para ter uma viagem tranquila e poder viver as melhores experiências no destino que você sempre sonhou. Para conhecer os Lençóis Maranhenses é a mesma coisa. É preciso se planejar com antecedência para que tudo dê certo e não ter nenhum tipo de stress. Já te adianto que vai dar um trabalhinho organizar tudo se você quiser fazer por conta própria, mas no final sempre vale a pena.

Para resumir o processo, você precisará definir uma data para ir, verificar se essa data está dentro das melhores épocas para conhecer os Lençóis Maranhenses, planejar um roteiro com base nas cidades onde vai querer fazer os diferentes tipos de passeios disponíveis, definir um orçamento que caiba no seu bolso, reservar todos os transfers, passeios e pousadas, e finalmente comprar suas passagens aéreas.

Lembrando que a região dos Lençóis Maranhenses é enorme e envolve Barreirinhas, Atins e Santo Amaro. É possível conhecer tudo em uma viagem só para o destino ou inseri-lo em um roteiro completo para viver a Rota das Emoções na sua totalidade. Se você não sabe o que é a Rota das Emoções, você tá perdendo um dos roteiros dos sonhos mais desejados por turistas de todo o mundo.


Como organizar uma viagem para os Lençóis Maranhenses

Eu falei que não seria fácil, mas também não é impossível organizar uma viagem para os Lençóis Maranhenses sozinho. Para evitar todos esses passos abaixo você pode contratar um pacote que inclua tudo isso. Assim você ganha tempo e ainda economiza dinheiro, pois normalmente os valores de pacotes para grupos ficam bem mais baratos do que você imagina.

Mas se ainda assim você decidir organizar sua viagem de forma independente para os Lençóis Maranhenses, é só seguir os passos abaixo que é sucesso! Vamos lá.

  1. Escolha a época certa – Se você quer ver as famosas lagoas cristalinas e cheias de água, no auge de sua beleza, é preciso se planejar para ir nos meses de Junho a Outubro. De Janeiro a Maio é a temporada de chuvas na região, e entre Outubro a Fevereiro a temporada de lagoas “secas” (com pouca água). Caso vá no período de chuvas pegará dias nublados e cinzentos, com poucos momentos de sol que influenciam diretamente na cor da água das lagoas. Para entender melhor como funciona o clima na região veja essa matéria sobre as melhores épocas para conhecer os Lençóis Maranhenses.
  2. Defina um orçamento – Tenha em mente quanto está disposto a gastar em uma viagem para os Lençóis Maranhenses. Você pode ficar 2 dias gastando menos de 1000 reais, ou ficar até 7 dias gastando menos de 4 mil reais, com TUDO incluso num pacote. Existem opções para “mochileiros” independentes (hostels, restaurantes simples, transfers e passeios compartilhados), bem como para viajantes mais exigentes (resorts, pousadas de charme, restaurantes requintados, transfers e passeios privativos). Tem para todos os bolsos.
  3. Monte seu roteiro – Escolher onde montar base para conhecer os Lençóis Maranhenses é muito importante. Você encontra boa infraestrutura em hospedagem e passeios em Barreirinhas, Atins e Santo Amaro. Existem opções de atividades em todos esses lugares, bem como grande oferta de hospedagens e restaurantes, cada qual com seu charme e estilo (e preços, claro). Se puder, fique pelo menos 2 dias em Atins, mais uns 2 ou 3 dias em Barreirinhas e finalize com uns 2 ou 3 dias em Santo Amaro também. Esse é o meu roteiro ideal.
  4. Reserve suas pousadas – Existem opções de passeios nas 3 cidades, portanto o ideal é você se hospedar em todas elas para poder conhecer “de cabo a rabo” os Lençóis de verdade, explorando cada região que possui peculiaridades próprias. Tome cuidado ao reservar as pousadas nas datas certinhas para que dê tudo certo. Algumas pousadas nos Lençóis Maranhenses inclusive não aceitam reservas de uma única diária, te forçando a reservar pelo menos 2 noites. Minha dica é reservar sempre pelo Booking, que te dá algumas seguranças e possui políticas rígidas de cancelamento e alteração.
  5. Reserve seus transfers – Você precisará de alguns transfers para chegar até os Lençóis e se não fizer essas reservas de forma antecipada poderá ficar em São Luís. Se planeje. Você pode sair direto do aeroporto para Barreirinhas no mesmo dia, dependendo da hora do seu voo e de quanto esteja disposto a pagar por um transfer privativo. Se optar por um transfer mais barato, as opções compartilhadas saem quando tem a lotação dos carros ou vans. Se você optar por alugar um carro (eu não recomendo), saiba que ele ficará parado em Barreirinhas. Vale lembrar que apenas os carros de agências credenciadas podem entrar na região dos Lençóis.
  6. Reserve seus passeios – Na baixa temporada (de Janeiro a Maio) nem precisa reservar os passeios, pois nesse período costuma ir pouca gente devido as chuvas. Já na alta temporada é importante deixar TUDO reservado com algum tempo, caso contrário não será possível viver algumas experiências devido a lotação dos passeios nos Lençóis Maranhenses.
  7. Compre suas passagens aéreas – A cidade de São Luís é a porta de entrada para quem quer conhecer os Lençóis Maranhenses. Compre suas passagens aéreas para São Luís com pelo menos 3 meses para aproveitar as promoções. Com uma certa antecedência é possível achar preços a partir de 400 reais saindo do RJ ou SP, por exemplo. Minha dica é comprar as passagens apenas quando você já tiver tudo organizado, pois fica mais fácil de organizar a viagem dessa forma.
  8. Economize com um pacote em grupo – Acredite, indo em grupo a viagem fica muito mais barata (e mais legal também). Mas isso não significa que você tem que ter um grupo formado. Você pode viajar sozinho(a) e entrar em algum grupo. Por isso indico sempre que você verifique se tem alguma expedição com saída nas suas datas disponíveis, e só depois disso comprar as passagens aéreas. Minhas saídas são em Setembro e Outubro, quando as lagoas estão incríveis e já passou o período das férias de Junho/Julho.

Monte seu roteiro com a ajuda dos nossos guias de viagem

👉 Você evita todo esse processo estressante de reservas, ganha tempo e ainda economiza dinheiro indo nas minhas Expedições dos Lençóis Maranhenses. São viagens de 7 dias com todos os transfers, passeios, experiências e pousadas inclusas no pacote. São apenas 7 grupos por ano e poucas vagas. Reserve logo a sua.



Você também pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *