Ainda é muito comum as pessoas agirem por impulso e comprarem um pacote ou passagem aérea em promoção para os Lençóis Maranhenses e só depois irem pesquisar o que fazer por lá. É nesse momento que acabam descobrindo que a viagem será justo no período de chuva nos Lençóis Maranhenses que acontece, normalmente, de Janeiro a Maio. Pode ser ainda pior se você descobrir que irá viajar justo no período de lagoas muito baixas ou secas (de Novembro a Fevereiro). Quem nunca passou por isso?

Mas calma que nem tudo está perdido. Pensando em como ajudar centenas de turistas desavisados (como você), montei uma lista de opções e passeios pra você ver o que fazer no período de chuva nos Lençóis Maranhenses. Eu sei que o seu sonho era ver as lagoas cheias, azuis e cristalinas, mas se já comprou tudo, você terá uma difícil escolha pela frente: cancelar ou viajar?

Com o tempo nublado ou chuvoso as lagoas não "acendem" - Foto por JJSantos
Com o tempo nublado ou chuvoso as lagoas não “acendem” – Foto por JJSantos

Aceita que dói menos OU trocar a data da viagem?

Se você está lendo esse artigo, é porque muito provavelmente você não sabia as melhores épocas para conhecer os Lençóis Maranhenses e agora está aqui pesquisando sobre o que fazer no período de chuva nos Lençóis Maranhenses. É nessa hora que surgem duas grandes dúvidas:

1 – “Maurício, eu vou de qualquer jeito! E agora?” – Bom, se cancelar a viagem não é uma opção, agora é aceitar que você não irá ver os cenários do jeito que sempre sonhou. E tá tudo bem. Acredito que sua experiência de viagem não estará à altura das suas expectativas. Nesse caso, eu recomendaria deixar pra reservar os passeios lá mesmo, pois caso você queira cancelar algo, irá evitar as burocracias de reembolso. Como é um período que vão poucas pessoas, você não corre o risco de ficar sem vaga nos passeios. A época de chuvas ou lagoas secas é baixa temporada. Reserve apenas as pousadas e transfers, se for o caso.

2 – “Maurício, você sugere trocar a data da viagem?” – Eu acredito que viajar é a realização de um sonho. É algo que você deseja e cria muitas expectativas com todas as melhores experiências que irá viver. Aí você viaja pro destino, mesmo sabendo que não será grandes coisas e pega dias nublados, chuvosos. Certamente irá se frustrar e sairá com a sensação que gastou dinheiro a toa, não é mesmo? Então, por que você arriscaria a realização do seu sonho, sabendo, conscientemente, que estará indo justo no período de chuva nos Lençóis Maranhenses? Óbvio que você pode contar com a sorte e pegar alguns dias ou momentos de sol. Mas pense bem se você quer correr esse risco. Depois não diga que eu não avisei.

Bom, essas são as minhas opiniões mais verdadeiras, baseadas em tudo que eu já vi e vivi durante anos de viagens, tanto com experiências pessoais, quanto com clientes que já foram nesses períodos e se arrependeram. Claro que alguns tiveram mais sorte e não pegaram chuva, mas também não viram lagoas cheias. Você tem que colocar os prós e contras na balança e tomar a sua própria decisão!

Sempre sugiro também que vocês tentem vir comigo nas minhas Expedições dos Lençóis Maranhenses (veja as datas, roteiros e valores), pois eu sempre tenho saídas nos melhores meses. São pacotes de viagens em pequenos grupos que acabam ficando bem mais baratos. Vale a pena dar uma olhada. Fica aqui o meu convite.

Mas se você quer saber, eu também já errei algumas vezes e aprendi da pior forma a não cair mais em tentações promocionais de sites sem antes pesquisar direitinho, principalmente, se estarei indo na melhor época do destino que eu tanto sonhei conhecer. Enfim, chega de enrolação e vamos descobrir então o que fazer no período de chuva nos Lençóis Maranhenses.

O que fazer com chuva nos Lençóis Maranhenses

Você pode até pensar que não tem o que fazer no período de chuva nos Lençóis Maranhenses, mas acredite, nem tudo está perdido. Praticamente todos os passeios continuam acontecendo normalmente, com algumas adaptações e mudanças de logística. Por exemplo, alguns roteiros mudam por não ter água nas lagoas, e outros mudam por causa do acesso que pode ficar mais complicado devido a muita água nas trilhas. Enfim, as agências locais dão o seu melhor para que a sua viagem seja memorável.

Independente do lugar que estiver, caso a chuva atrapalhe o seu passeio, aproveite para tirar um dia de folga, relaxar, ler um livro, ver um filme, ouvir uma música, meditar… enfim, descansar o corpo e a mente. Às vezes, fazer nada também é fazer algo. Uma opção disponível nas três bases dos Lençóis, são os serviços de massagem e Yoga feitos por profissionais.

Tem chuvas e CHUVAS, né? Sempre avalie junto com a agência que você contratar a viabilidade de realizar os passeios de forma segura. Se houver previsão de tempestade de raios, não hesite em cancelar o passeio, pois, como todos sabem, a água é um potente condutor de eletricidade. Nesse caso, evite os passeios de lancha, rios e lagoas. Tire esse dia pra ficar no hotel ou sair às compras nas lojinhas.

Quando a chuva chega nos Lençóis Maranhenses as lagoas "apagam" mas não perdem a beleza - Foto por Mauricio Oliveira
Quando a chuva chega nos Lençóis Maranhenses as lagoas “apagam” mas não perdem a beleza – Foto por Mauricio Oliveira

O que fazer em Atins com chuva

É chato falar isso, mas Atins é onde as lagoas secam primeiro. Então, normalmente, lá por Novembro as lagoas já estão bem baixas ou quase secas mesmo. Mas o destino tem seu charme e tem outras coisas pra fazer em Atins com chuva. Atins se reinventa ano após ano atraindo gente do mundo inteiro, seja para conhecer o próprio vilarejo, seja para velejar de kitesurf ou ainda para curtir as badaladas festas nos quiosques e bares na beira do mar.

A oferta de hospedagens e restaurantes em Atins é muito boa, porém na baixa temporada (o período das chuvas) muitas acabam optando por fechar para reduzir custos, devido a pouca procura por turistas. Além de o que fazer em Atins com chuva, vale a pena ver nosso Guia de Viagem para Atins para mais dicas de onde ficar, onde comer, como chegar, e muito mais.

👉 Acesse o Guia de Viagem Completo para Atins

O vilarejo de Atins está localizado na foz do Rio Preguiças e foi todo construido em cima de areia. Não tem calçamentos, asfalto, ou nada que facilite pra caminhar nas ruas e becos. É preciso enfrentar a areia pra onde quer que você vá. Esse é o charme do lugar! A chegada é numa área de manguezal e a vila fica mais próxima do mar. Com a chegada da chuva em Atins, muitas ruas ficam completamente alagadas, com enormes poças d’água que duram várias semanas. A mobilidade por lá fica bastante restrita nesse período de chuvas em Atins.

Uma das coisas muito legais que tem pra fazer em Atins com chuva é conhecer a Cachoeira do Bonzinho. É uma pequena queda d’água que se forma apenas no período das chuvas com o excesso de água que transborda das lagoas. Ela fica próximo ao mar criando um cenário muito bonito e diferente de tudo que você já viu.

Uma das vantagens em visitar os Lençóis Maranhenses no período das chuvas é poder encontrar as cachoeirinhas que se formam com as águas das lagoas - Foto por Mauricio Oliveira
Uma das vantagens em visitar os Lençóis Maranhenses no período das chuvas é poder encontrar as cachoeirinhas que se formam com as águas das lagoas – Foto por Mauricio Oliveira

Para os mais aventureiros, os passeios de quadriciclo em Atins com chuva é emoção do início ao fim. Os quadris 4×4 são máquinas robustas e estão preparados para enfrentar as mais diversas condições de terrenos. No período de chuva em Atins, os quadris estão “em casa” atravessando poças, terrenos alagados, campos de areias, e muito mais. A diversão é garantida com ou sem chuva em Atins.

Independente do período, os passeios do Canto do Atins e Ponta do Mangue saem normalmente (você pode contratar esse passeio aqui). Então você pode fazer esses passeios em Atins com chuva ou sem chuva. Mas lembre-se apenas de questionar sobre o nível de água das lagoas, para não criar expectativas e se decepcionar.

Tem também opções de passeios de caiaque e cavalgada, mas não acho que sejam boas opções para fazer com chuva em Atins. A não ser, é claro, que o tempo colabore. Bom, tem quem goste de cavalgar na chuva também. Então fica totalmente a seu critério essas opções.

Se a chuva não der trégua nos dias que você tiver em Atins, aproveite para relaxar. Tem profissionais locais que oferecem massagens, meditação e aulas de Yoga em Atins. Já pensou meditar ao som da chuva caindo, do vento leve balançando os coqueiros, e dos pássaros cantando? Será mágico e inesquecível.

Mesmo com chuva ou tempo nublado os passeios nos Lençóis Maranhenses saem normalmente - Foto por Mauricio Oliveira
Mesmo com chuva ou tempo nublado os passeios nos Lençóis Maranhenses saem normalmente – Foto por Mauricio Oliveira

O que fazer em Barreirinhas com chuva

Também conhecida como a porta dos Lençóis Maranhenses, Barreirinhas é uma das principais bases para conhecer a região. A cidade oferece uma enorme variedade de hospedagem e gastronomia, assim como agências de turismo e serviços gerais, tais como drogarias, mercados, lojas famosas, bancos, correios, hospitais, universidades, escolas e muito mais. Sim, a cidade é bem grande e certamente tem o que fazer em Barreirinhas com chuva.

Por ficar a aproximadamente 4 horas de carro da capital, muitos ludovicences (quem nasceu em São Luís do Maranhão) têm casas ou apartamentos em condomínios em Barreirinhas. As construções estão pipocando para todos os lados, principalmente às margens do Rio Preguiças, que banha a cidade. É cada vez mais comum ver grandes lanchas, iates e jet-skis navegando no rio.

Todos os turistas que estiverem na região mesmo em dias chuvosos, uma hora ou outra passam pela Beira Rio. Esse é o principal point de Barreirinhas, seja para almoço ou jantar. São muitas as opções de restaurantes e bares, cada um com sua música ao vivo (alguns amam, outros odeiam), com cardápios populares ou requintados. Tem de tudo pra todo tipo de público. Só tem um problema: a área do deck em frente ao Rio Preguiças não é coberta. Se tiver chovendo você terá que sentar na parte interna dos restaurantes, que na grande maioria não tem ar condicionado.

Um boa opção noturna pra o que fazer com chuva em Barreirinhas são as Casas de Festas e Bares. Por exemplo, o Docas funciona quintas e sábados, e o Terral aos domingos. Ambos animam turistas e locais com shows ao vivo de ritmos nordestinos, como piseiro, forró, arrocha e sertanejo. O ambiente é coberto, então faça chuva ou faça sol, a animação é garantida.

Os circuitos das lagoas Azul e Bonita (veja aqui os valores), continuam saindo normalmente até debaixo de chuva. Para os mais aventureiros, no período das chuvas nos Lençóis Maranhenses, esse pode ser o passeio mais radical. Os carros 4×4 enfrentam uma trilha de areia, lama e água até chegar no campo de dunas e lagoas. Se não atolar, em 1h você chega lá. Caso contrário, será um passeio com bastante aventura. Mesmo em dias de chuva em Barreirinhas, esse passeio é garantia de muita diversão!

Há também a opção de aproveitar as trilhas de lama nos Passeios de Quadriciclo em Barreirinhas. O mais procurado é a opção de ir até Vassouras e Caburé, visitando a APA dos Pequenos Lençóis. No período das chuvas as lagoas começam a encher e a diversão é certa. Após uma rápida aula, você estará pronto para pilotar seu quadri por trilhas rústicas e se divertir bastante. Te garanto.

Quem tá na chuva é pra se molhar! Deixe-se seduzir pela densa vegetação tropical brasileira e conecte-se com a natureza nesta experiência de flutuação no rio Formiga. Você não pode perder esse passeio de bóia-cross em Cardosa.

Outra opção bacana é conhecer a cultura local das comunidades que moram nas margens do Rio Preguiças. Você pode contratar um passeio privado à Casa de Mulheres Artesãs de Marcelino e Tapuio. Um projeto muito bonito que valoriza os produtos locais e espalha pelo mundo seus artesanatos feitos com a fibra do Buriti. São bolsas, chapéus, descansos de prato, brincos, cordões, e muito mais.

Agora que você já sabe o que fazer em Barreirinhas com chuva, veja também nosso Guia de Viagem para Barreirinhas para mais dicas de onde ficar, onde comer, como chegar, e muito mais.

👉 Acesse o Guia de Viagem Completo para Barreirinhas

Algumas lagoas ficam completamente secas nos Lençóis Maranhenses - Foto por Maria Rita
Algumas lagoas ficam completamente secas nos Lençóis Maranhenses – Foto por Maria Rita
Com todas as informações em mãos você deverá decidir se vale a pena ir para os Lençóis Maranhenses - Foto por Maria Rita
Com todas as informações em mãos você deverá decidir se vale a pena ir para os Lençóis Maranhenses – Foto por Maria Rita

O que fazer em Santo Amaro com chuva

Santo Amaro é a mais nova princesinha dos Lençóis Maranhenses. A cidade se destaca por estar praticamente dentro do parque. Saindo do hotel, em menos de 5 minutos você  já estará se emocionando no sobe e desce de dunas com os carros de 4×4 que fazem os passeios e te deixam bem ao lado das lagoas. É o destino ideal nos Lençóis para famílias com crianças pequenas e pessoas de idade ou dificuldades de locomoção.

Ano após ano a cidade vem se desenvolvendo e com o crescimento do turismo novos empreendimentos apareceram. O que antes era um destino considerado “roots” para alguns, aos poucos Santo Amaro vem conquistando seu espaço e oferecendo boas hospedagens e restaurantes com o melhor da culinária local. Mas esse paraíso se transforma no período chuvoso.

Apesar disso, todos os passeios continuam saindo normalmente mesmo no período de chuva nos Lençóis Maranhenses. Pode ser que você pegue um dia inteiro de chuva, ou apenas uma manhã ou tarde. As vezes chove forte por dias seguidos. Com sorte, um dia nublado poderá te surpreender com um belo pôr do sol no fim da tarde. (Deixo a pergunta: é um risco que você quer correr?).

São muitos os Circuitos de Lagoas de Santo Amaro. É Lagoa da Gaivota, Lagoa da Andorinha, Lagoa do Junco, Lagoa da Betânia, Lagoa do Espelho, Lagoa do Bicudo Gordo, Lagoa da Foca, Lagoa dos Pelados, Lagoa da América, e muito mais. Mas se você for do time que prefere as lagoas sem nome e menos famosas, aí então as opções são ainda maiores. Se você for a partir de Março muitas delas já estarão cheias, porém “sem brilho” devido a falta do sol (e com risco de pegar muitos dias de chuva até fim de Maio).

Os Passeios de Caiaque também são ótimas opções de o que fazer em Santo Amaro com chuva. O Rio Alegre tem vários afluentes que ficam mais volumosos no período de chuvas, permitindo boas remadas com cenários surpreendentes, por entre dunas, lagoas e vegetação típica. Na região não tem cachoeiras e nem serras, então não existe o risco de trombas d’água. O único risco mesmo são as tempestades de raios, como já falei.

Você gosta de pescar? Os rios e lagos de Santo Amaro são excelentes opções para a pesca. O camarão da Malásia e a tilápia, por exemplo, acabaram encontrando o habitat perfeito para se procriarem e tomaram conta das águas da região. Se combinar direitinho, é possível sair com pescadores locais para ajudar na pesca artesanal de rede.

Agora que você já viu o que fazer em Santo Amaro com chuva, veja também nosso Guia de Viagem para Santo Amaro para mais dicas de onde ficar, onde comer, como chegar, e muito mais.

👉 Acesse o Guia de Viagem Completo para Santo Amaro

Março, Abril e Maio são os meses mais chuvosos nos Lençóis Maranhenses - Foto por Mauricio Oliveira
Março, Abril e Maio são os meses mais chuvosos nos Lençóis Maranhenses – Foto por Mauricio Oliveira

Resumo do clima nos Lençóis Maranhenses mês a mês

De Janeiro a Maio

Essa é definitivamente a temporada das chuvas nos Lençóis Maranhenses. As lagoas começam o ano com o volume de água totalmente baixo e algumas até secas, e só vão começar a encher a partir de Março quando intensificam as chuvas. Lá por Abril ou Maio já é possível encontrar lagoas cheias, mas o tempo ainda é bastante instável, com dias nublados, sem muito sol e lagoas sem brilho.

De Junho a Setembro

Nesse período as lagoas estão super cheias e cristalinas. O sol aparece com mais força e deixam as lagoas irradiando beleza. É o momento perfeito para não errar na “Expectativa X Realidade”. É a alta temporada da região. Os preços disparam e as chances de encontrar lagoas cheias de gente são grandes. As primeiras lagoas a secar são em Atins, seguido por Barreirinhas. Em Santo Amaro são onde elas demoram mais tempo pra baixar.

De Outubro a Dezembro

Dependendo das chuvas, você poderá encontrar lagoas até em Dezembro. Muita gente diz que depois de Setembro as lagoas secam. Mas estão erradas em afirmar isso. Primeiro é preciso saber como será a temporada de chuvas para depois fazer essa avaliação. Por exemplo, se as chuvas forem além do normal, é possível visitar boas lagoas em Barreirinhas até Novembro. Isso acontecendo, a temporada de turismo em Santo Amaro é mais longa, sendo mais fácil encontrar boas lagoas até Dezembro, pelo menos.

Clima nos Lençóis Maranhenses - Gráfico das Chuvas na região
Clima nos Lençóis Maranhenses – Gráfico das Chuvas na região

Quando não ir aos Lençóis Maranhenses?

Se o seu objetivo forem ver as lagoas e não pegar chuva, então as piores épocas para visitar os Lençóis Maranhenses será de Novembro a Abril. Como já foi explicado anteriormente, os meses de Novembro a Fevereiro marcam a temporada da seca nos Lençóis Maranhenses. De Janeiro a Maio as chuvas começam e a medida que se intensificam, vão enchendo as lagoas. Agora que já sabe, é só se planejar e evitar esses períodos chuvosos nos Lençóis.

ANOTA ESSA DICA: Se você quer ter uma experiência à altura da sua expectativa, sem erros, sem chuvas, com céu azul e água cristalinas nas lagoas das três bases, vá entre Junho e Outubro para os Lençóis Maranhenses (no máximo Novembro). Deixe de teimosia e conheça as minhas Expedições dos Lençóis Maranhenses que saem exatamente nos melhores períodos.

👉 Conheça minhas Expedições dos Lençóis Maranhenses

Imagina pegar um dia assim nos Lençóis Maranhenses? - Foto por JJSantos
Imagina pegar um dia assim nos Lençóis Maranhenses? – Foto por JJSantos

Afinal: quando ir pros Lençóis Maranhenses?

O ciclo das chuvas é uma certeza REAL nos Lençóis Maranhenses. Ela acontece, você querendo ou não. O melhor que você tem a fazer é se planejar e evitá-la. De forma resumida, saiba que durante o primeiro semestre, as chuvas fortes na região vão enchendo o lençol freático de Janeiro até início de Junho. O que transborda (e nós amamos), são as lagoas. Já no segundo semestre, o sol forte e a chegada dos ventos vão contribuindo para secar as lagoas.

Para visitar os Lençóis Maranhenses no máximo de sua beleza, você pode ir no fim da temporada das chuvas, antes que as lagoas comecem a baixar o nível das águas. É recomendável esperar passar o período das chuvas, pois com tempo nublado as lagoas não “acendem”. Mesmo cheias, elas não brilham, pois é o seu azul e o sol que fazem os tons de azul e verde das lagoas brilharem.

Vale lembrar que de Junho a Agosto é considerada a alta temporada da região, e por isso, é provável que você encontre muita gente nas lagoas. Para alguns, isso pode acabar com o encanto do lugar. Então, para certas pessoas, Setembro e Outubro podem ser os melhores meses para visitar os Lençóis Maranhenses. Esses são os meses que eu faço minhas Expedições dos Lençóis Maranhenses (veja as datas, roteiros e valores), e os grupos ficam muito felizes com o que encontram: lagoas ainda cheias de água e vazias de pessoas.

👉 Veja aqui as datas, roteiros e valores das Expedições

Aposto que você gostaria de ver as lagoas assim como nessa foto abaixo, não é mesmo?

O que levar na mala pros Lençóis Maranhenses com chuva!

Além de tudo que você levaria normalmente, não deixe de colocar um casaco impermeável corta-vento na sua mala para os Lençóis Maranhenses. Minha dica é ter ele sempre por perto na mochila de mão, inclusive durante os passeios. Caso você pegue chuva durante os passeios ou deslocamentos de lancha, pelo menos você conseguirá se proteger um pouco.

Lembrando que não faz frio nos Lençóis Maranhenses, mas ninguém quer arriscar ficar gripado numa viagem, não é mesmo? Então, prevenir é melhor do que remediar. Nesse caso, até mesmo uma capa de chuva ajudaria bastante. O ruim é que ela fica grudando no corpo. O ideal mesmo é um casaco impermeável. Existem diversas marcas no mercado que você encontra facilmente na internet. Nem tente levar guarda-chuva!

Aquelas toalhas de secagem rápida também são ótimas pra ter sempre por perto na mochila do dia a dia. São leves, pequenas e práticas. Além disso, te ajudarão a manter-se secos e aquecidos. Ninguém merece viajar e pegar chuva nos Lençóis Maranhenses, mas se isso acontecer, que seja com dignidade, não é mesmo? Hehehe.

Como estavam os Lençóis Maranhenses na sua viagem?

Você já foi para os Lençóis Maranhenses? Como estava o clima quando você foi? Em qual mês você foi? Conta pra gente aqui nos comentários. Sua experiência por lá pode ajudar muitos outros viajantes.



Você também pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar no Zap
Precisa de ajuda?
Escanear o código
Olá 👋
Posso te ajudar?