Namastê. Já pensou em praticar Yoga nos Lençóis Maranhenses? Sim, cada vez mais as pessoas tem procurados destinos onde é possível sentir toda a paz e tranquilidade que buscamos, seja ela interior ou exterior. A calmaria das dunas e lagoas desertas é o convite perfeito para quem deseja praticar Yoga ou até mesmo uma meditação.

É conhecido que a prática do Yoga em contato com a areia auxilia a aliviar tensões e aproveitar melhor o dia. A prática do Yoga nos Lençóis Maranhenses é uma excelente oportunidade de se exercitar em um cenário diferente do que você está acostumado, trocando os estúdios e academias por um outro ambiente totalmente natural.

Você pode praticar Yoga em diversos lugares em Atins, Barreirinhas e Santo Amaro, ou numa Expedição de 8 dias com Yoga nos Lençóis Maranhenses (clique para ver os detalhes).


Lugares para praticar Yoga nos Lençóis Maranhenses

O Yoga quando praticado na praia, especialmente pela manhã, acentua os efeitos positivos da atividade, garantindo mais bem-estar e sensação de tranquilidade, especialmente para quem tem de lidar com a correria do dia a dia. Por si só, o Yoga já traz benefícios à mente e ao corpo. A prática na areia fortalece esses aspectos e ainda faz com que você una o útil ao agradável.

Veja algumas dicas de lugares onde praticar Yoga nos Lençóis Maranhenses:

YOGA EM ATINS – Além da área das dunas do parque nacional, é possível praticar Yoga na Praia de Atins. Esse é o único lugar dos Lençóis Maranhenses que tem praia, então aproveite. A dica é acordar cedinho e fazer a sua sessão nos primeiros raios do dia aproveitando toda a tranquilidade de Atins. Durante o pôr do sol a praia fica mais movimentada com música nos quiosques e kitesurfistas deslizando pelas ondas. Caso prefira esse horário, minha sugestão é andar pros cantos da praia que são mais tranquilos.

YOGA EM BARREIRINHAS – Um dos lugares mais tranquilos para a prática de Yoga em Barreirinhas é na beira do Rio Preguiças. Minha dica é tentar pegar uma pousada próxima ao rio ou com fundos para ele. São muitas as opções de pousadas em Barreirinhas. Vale a pena pesquisar sobre isso em Barreirinhas. Outra opção também é durante os passeios para o Circuito da Lagoa Azul ou da Lagoa Bonita. Mesmo sendo super movimentados, tem sempre uma duna mais tranquila onde você pode meditar ou fazer Yoga.

YOGA EM SANTO AMARO – A proximidade da cidade com o parque de dunas é tanta que com uma leve caminhada você estará em cima de uma duna em questão de minutos. Nessa área tem dunas e lagoas pouco frequentadas onde você poderá fazer Yoga ou meditar durante o nascer ou pôr do sol. Outro local muito bonito e tranquilo é nas margens do Rio Alegre, que corta a cidade de Santo Amaro. Vale a pena tomar um banho em suas águas límpidas para reenergizar.

E que tal juntar tudo isso numa única viagem? Veja nossa Expedição com Yoga nos Lençóis Maranhenses e apaixone-se. São 8 dias de viagem saindo de São Luís, com todos os transfers, passeios e pousadas. E junto com o grupo estará uma professora de Yoga para ministrar aulas durante toda a expedição. Que tal?

Yoga na areia da praia ou na duna?

Yoga é uma atividade perfeita para aqueles que gostam de praticar exercícios ao ar livre. Ele conecta você ao seu corpo e ao ambiente ao seu redor, tornando sua prática ainda mais prazerosa em um local como a praia. Durante a meditação, concentre-se nos sons das ondas do mar, dos pássaros voando, do vento na areia e da vegetação. Ao longo da prática, sincronize a sua respiração e seus movimentos aos sons que você percebeu anteriormente.

O Surya Namaskar (saudação ao sol), além de trabalhar várias partes do corpo e estimular a flexibilidade, o alongamento e a tonificação de músculos, prepara o corpo para a meditação. Já a Vrikshasana, a postura da árvore, trabalha o equilíbrio e ajuda a conectar melhor mente e corpo. Por fim, a Kapotasana (postura do pombo) é excelente para aumentar a flexibilidade e alongar costas, peito e virilha.

São inúmeros exemplos de posições de Yoga nos Lençóis Maranhenses que podem ser feitas na praia ou na duna que vão trabalhar seu corpo, exercitá-lo e melhorar sua qualidade de vida. Os maiores desafios são o vento e a areia, mas são excelentes formas de trabalhar novas musculaturas e articulações, exigindo ainda mais concentração para atingir as posturas perfeitas.

Quem pode praticar Yoga?

O Yoga é uma prática que tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente de forma interligada, com exercícios que auxiliam para o controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio e promover a sensação de bem estar e a disposição, podendo ser praticada por homens, mulheres, crianças e idosos.

Para ter todos os benefícios do Yoga, são necessários pelo menos 3 meses de prática, pois à medida que a pessoa vai praticando a atividade, consegue ter maior consciência corporal e passa a controlar melhor a mente para que ela influencie o corpo e, assim, todo o organismo trabalhe de forma harmônica e equilibrada.

Está constantemente estressada (o)? Perdendo o foco? O Yoga nos Lençóis Maranhenses pode te ajudar a controlar melhor sua mente para que ela influencie o corpo e, consequentemente, todo o organismo para trabalhar de forma harmônica e equilibrada. Os benefícios dessa prática de meditação já estão sendo reconhecidos pela ciência.

6 motivos para começar a praticar Yoga hoje mesmo

  1. Dedicar um tempo para você mesmo – Mais que uma prática esportiva, o Yoga é um momento privilegiado dedicado a si mesmo, um tempo oferecido para você relaxar e criar momentos de serenidade no dia-a-dia. Todos os tipos de Yoga visam acalmar o corpo para acalmar a mente, e assim alcançar a meditação (muitas vezes praticada no final da aula, de diferentes formas).
  2. Tonificar seu corpo – O Yoga não oferece hipertrofia propriamente dita, mas fortalece, esculpe e tonifica o conjunto de músculos do seu corpo. Algumas posturas têm um efeito tonificante e, para cada músculo, existe um exercício adequado. Para iniciar a prática, você começará com posturas de base bem simples. Por outro lado, se você tiver um problema específico (costas, articulações), você pode trabalhar as “asanas” (posturas) de acordo com o problema. Observe que, quanto mais os músculos são tonificados, mais resistentes eles ficam e mais você ganha em flexibilidade.
  3. Desenvolver sua flexibilidade – No Yoga, a repetição das posturas, a prática regular e sobretudo a dominação da respiração permitem que você adquira uma grande flexibilidade. É errado pensar que é necessário ser flexível para começar a praticar Yoga, a falta de flexibilidade não é, de forma alguma, um empecilho. Ela não é inata e pode ser adquirida com a prática. É a respiração que acalma progressivamente o corpo para permitir que ele relaxe. Ela elimina o sentimento de desconforto durante os alongamentos, às vezes intensos, e limita as tensões do corpo diante do trabalho.
  4. Melhorar a sua respiração e sistema cardiovascular – Um dos elementos-chave do Yoga é o trabalho de respiração, geralmente ligado às posturas. Não exploramos o suficiente nossas capacidades respiratórias e o Yoga permite que nos concentremos na respiração e, sobretudo, que tenhamos consciência sobre ela. As técnicas de respiração do Yoga causam um fortalecimento do sistema cardiovascular. A respiração profunda, o encadeamento das posturas e o relaxamento também ajudam a esvaziar a mente. A intensidade da oxigenação pela respiração contribui fortemente para isso.
  5. Diminui a sensação de estresse – Consequência positiva da respiração profunda, o Yoga desenvolve e melhora a concentração. Isso permite que você respire melhor e, portanto, faça desaparecer as tensões nervosas. Concentrar-se na respiração e nas posturas de equilíbrio, que precisam de estabilidade e fixação, permite que você focalize no momento presente, aqui e agora, e faça uma abstração do que nos rodeia. Esse distanciamento estabelecido com o dia a dia nos ajuda a recuarmos diante dos medos e bloqueios e dá lugar a um sentimento de desapego.
  6. Outros benefícios à saúde – Melhora a postura, reduz a dor, ajuda na digestão (posturas de torção), fortalece as articulações, ajuda a lutar contra a depressão, além disso, o Yoga relaxa, melhora o equilíbrio, incentiva, é excelente para as articulações e para o corpo e muito bom para a saúde.

Expedição nos Lençóis Maranhenses com Yoga

Se tiver interesse em saber mais sobre nossa Expedição com Yoga nos Lençóis Maranhenses tenho certeza que irá se apaixonar pelo roteiro e atividades propostas. São 8 dias de viagem saindo de São Luís, com todos os transfers, passeios e pousadas. E junto com o grupo estará uma professora de Yoga para ministrar aulas durante toda a expedição.

Os efeitos dessa prática são inúmeros, tanto físicos quanto mentais. As posturas permitem uma aliança entre corpo e mente, graças ao trabalho de respiração. Praticando regularmente, você se sente bem em seu corpo e mente. A energia do local vai te levar a fazer coisas que você nunca imaginou ser possível. Pratique Yoga nos Lençóis Maranhenses e verá o que estou falando.

Viu como é possível tirar proveito dos Lençóis Maranhenses para exercitar e sentir-se em paz consigo mesmo enquanto trabalha o corpo? Com caminhadas, abdominais, agachamentos e um pouco de Yoga nos Lençóis Maranhenses você conseguirá manter-se saudável e feliz enquanto curte a sua viagem.



Você também pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *