A Ilha das Canárias é um verdadeiro paraíso para o turismo ecológico. Ela está localizada no município de Araioses, entre os Lençóis Maranhenses e o Delta do Parnaíba, no Brasil. Todo o território das Ilhas das Canárias é uma área de preservação ambiental, com grande riqueza natural de fauna e flora. A Ilha das Canárias encanta pelas suas belas praias desertas, mangues e dunas no coração da Rota das Emoções.
Sentir o tempo passar devagar e observar a vida selvagem da ilha, é o que tem despertado o interesse do ecoturismo na região. A Ilha das Canárias está distribuída em 6 povoados – Caiçara, Torto, Passarinho, Morro do Meio e Canárias, sendo este o mais populoso. A principal fonte de renda do local é a pesca artesanal e a cata ao caranguejo.
Ilha das Canárias no Delta do Parnaíba
No Delta do Parnaíba, os passeios de lanchas, barcos ou canoas é uma das atrações mais procuradas por turistas, assim também, conhecer sua vegetação característica de raízes suspensas margeando os manguezais. A culinária local sempre agrada pela simplicidade de suas iguarias e a hospitalidade de seus moradores conquistam a todos que visitam a Ilha das Canárias.
Um lugar de paz, e sossego, para aproveitar as coisas boas da vida, longe da agitação das grandes cidades, em plena Rota das Emoções. A Ilha das Canárias oferece muitas opções de passeios, como o já famoso passeio ao Delta do Parnaíba que é feito de barco ou lancha, ou os passeios aos igarapés e manguezais feito em pequenos barcos e canoas locais. Em ambos os casos, uma visita ao Morro Branco é imperdível.
Para quem resolve dormir na região, uma outra opção de passeio na Ilha das Canárias é o safári noturno onde você poderá observar a vida selvagem de animais de pequeno porte, por exemplo, dos jacarés, iguanas, corujas e serpentes. Quando o sol raiar, você ainda poderá contratar um passeio de quadriciclo pelas praias do Meio e do Feijão Bravo. Uma aventura imperdível.
Para se chegar as Ilhas das Canárias é preciso uma combinação de transfers de carro e lancha. Para quem faz a Rota das Emoções completa, esse roteiro é parte obrigatória da viagem. Em nossas Expedições da Rota das Emoções você poderá conhecer a Ilha das Canárias e diversos atrativos enquanto faz a Travessia do Delta do Parnaíba com todo conforto e segurança.
O que fazer na Ilha das Canárias?
A Ilha das Canárias está bem no meio do já famoso roteiro da Rota das Emoções, que percorre a APA do Delta do Parnaíba (no Piauí), o Parque Nacional de Jericoacoara (no Ceará) e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (no Maranhão). Se você busca o que fazer na Ilha das Canárias, veja abaixo algumas opções de atividades de turismo ecológico na região:
- Passeio tradicional de lancha – Delta Canárias: Passeio de 4 horas que tem início no Porto de Tatus em uma lancha rápida. A lancha comporta até 14 pessoas. Passa pelo Igarapé dos Periquitos e segue em direção à Ilha dos Poldros, que é a segunda foz do Delta. Faz uma parada para banho na divisa entre o rio e o mar. Depois segue para Morro Branco, onde faz outra pausa banho e caminhada dos visitantes. A parada final é na Ilha das Canárias, onde os turistas permanecem durante 1h30, para almoçar e voltam ao Porto de Tatus.
- Travessia de barco ou canoa pelos mangues: Nesse passeio você terá oportunidade de observar a vida selvagem, a exuberante fauna e flora que beiram os mangues.
- Passeio noturno: É uma oportunidade rara que permite observar animais de pequeno porte com hábitos noturnos, como serpentes e jacarés.
- Revoada dos Guarás: Desbravar um pedacinho dessa ilha pelas trilhas, conhecer seus povoados e apreciar um espetáculo único no fim da tarde: a Revoada dos Guarás.
- Praias do Feijão Bravo e do Meio: Podem ser percorridas de quadriciclo.
- Encontro das águas: Apreciar o encontro das águas, que ocorre no segundo braço do Delta, entre o Piauí e o Maranhão
Como chegar na Ilha das Canárias
A forma mais fácil de chegar nas Ilhas das Canárias em nossas Expedições da Rota das Emoções onde você poderá conhecer as mais diversas ilhas do arquipélago das Canárias, além de viver experiências da cata do caranguejo, conhecer a gastronomia e cultura regional, e se emocionar com a Revoada dos Guarás durante o pôr do sol. Tudo isso enquanto faz a Travessia de lancha do Delta do Parnaíba com todo conforto e segurança.
Caso opte por fazer tudo por conta própria é preciso uma combinação de transfers. Neste caso você tem duas formas de como chegar na Ilha das Canárias:
Por Tutóia – Deixe seu carro em um estacionamento na cidade e contrate uma lancha que te levará até a Ilha das Canárias. Esse trajeto é mais distante.
Por Parnaíba – Deixe seu carro em um estacionamento nas cidades de Parnaíba ou Araioses e contrate um serviço de lancha que te levará até a Ilha das Canárias. Esse é o trajeto mais curto e barato.
ATUALIZAÇÃO – Atualmente já é possível chegar direto através do Aeroporto de Parnaíba. Os valores das passagens aéreas costumam ser mais elevados, porém você ganha em tempo de estrada, pois já estará a menos de 10km do Centro de Parnaíba. Aí é só pegar uma lancha e chegar na Ilha das Canárias.
Hospedagens: Onde ficar na Ilha das Canárias
Pousada Casa de Caboclo (Nota 9.1 no Booking)
Na Ilha das Canárias você pode ficar na excelente hospedagem Pousada Casa de Caboclo. Situada às margens da Barra do Rio Parnaíba, a Casa do Caboclo dispõe de acomodações práticas, limpas e confortáveis com Wi-Fi gratuito e um café da manhã com vista pra natureza. Rodeada por uma vegetação exuberante, a propriedade oferece um bar e uma biblioteca, onde você pode se sentar e relaxar.
Os quartos da Casa do Caboclo são super confortáveis e espaçosos, com frigobar, ar-condicionado, banheiros privativos com ducha. Tudo com muita simplicidade, cuidado e conforto. Um luxo rústico que conquista a todos que passam por lá. Além disso, o restaurante da pousada é fantástico e possui iguarias regionais de paladar inesquecível.
A propriedade fica a 300 km do Aeroporto Senador Petrônio Portella, a 25 km da Estação Rodoviária de Parnaíba e a apenas 1 km do centro da cidade de Ilha das Canárias. O ponto de acesso mais próximo é o Porto dos Tatus, em Ilha Grande de Santa Isabel, a 15 minutos de lancha.
Pousada Ilha dos Poldros (Nota 9.0 no Booking)
Na Ilha dos Poldros você tem a opção de ficar muito bem hospedado na Pousada Ilha dos Poldros. Situada em Araioses, a pousada oferece piscina ao ar livre em um belo jardim, lounge compartilhado e Wi-Fi gratuito em todas as áreas. Você pode desfrutar da vista da piscina com um belíssimo nascer ou pôr do sol.
Todos os quartos da Pousada Ilha dos Poldros são bastante confortáveis e espaçosos, com banheiro privativo e roupa de cama de qualidade. Tudo de muito bom gosto, para oferecer uma restauradora noite de sono. Ao acordar, você poderá desfrutar de um delicioso buffet de café da manhã. E para comer, o restaurante da pousada oferece ótimos pratos regionais e internacionais.
O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional de Parnaíba, a 93 km da acomodação. É necessário transfer para chegar até lá.
A melhor época para visitar a Ilha das Canárias
Sem dúvidas a melhor época para visitar a Ilha das Canárias é fora da temporada das chuvas. O clima na região é bem definido. De Janeiro a Maio é quando mais chove, sendo Março, Abril e Maio os meses de maior índice pluviométrico. Todo o restante do ano pode ser usado para visitar a região, com bastante sol e clima agradável.
Nossa sugestão é tentar encaixar a sua visita durante uma viagem pela Rota das Emoções. A forma mais fácil é participando das nossas Expedições da Rota das Emoções. Caso queira fazer tudo por conta própria, a logística pode ser um pouco mais complicada.
Mapa da Ilha das Canárias
Veja abaixo o Mapa do Delta do Parnaíba para localizar as ilhas e baías do Arquipélago das Canárias. É possível ver que a Ilha das Canárias está mais próxima de Araioses e Parnaíba, facilitando seu acesso por essa região.