O passeio de lancha pelo Rio Preguiças é um dos melhores passeios de Barreirinhas. Você vai serpenteando o rio, passando por comunidades ribeirinhas e antigos engenhos que permanecem vivas suas culturas até os dias atuais. A lancha voadeira faz paradas em Vassouras, Pequenos Lençóis, Mandacaru e Caburé. São 8hs de passeio repleto de muita diversão e aventura.

Descubra uma região ainda natural de mata de transição amazônica e atlântica, com um rio de águas escuras que desemboca no mar em Atins com este passeio de lancha pelo Rio Preguiças. Além disso, você poderá subir a um farol de onde terá uma das vistas mais incríveis da região e encontrar com macacos-pregos bastante curiosos. Você irá adorar!

LEIA TAMBÉM

+ Guia de Barreirinhas: o que fazer, onde ficar, onde comer, como chegar
+ Guia de Atins: o que fazer, onde ficar, onde comer, como chegar
+ Guia de Santo Amaro: o que fazer, onde ficar, onde comer, como chegar
+ Guia de Hospedagens onde ficar nos Lençóis Maranhenses
+ Melhores épocas para visitar os Lençóis Maranhenses
+ Participe de uma Expedição de 7 ou 8 dias nos Lençóis Maranhenses


O que você vai ver no passeio de lancha em Barreirinhas

Rio Preguiças – Um dos principais rios do Maranhão, ele nasce no município de Santana do Maranhão, numa altitude de cerca de 120 metros, e percorre quase 135 km de extensão até chegar à sua foz, no Oceano Atlântico, em Atins, que pertence ao município de Barreirinhas. É por ele que é feito o passeio de lancha em Barreirinhas.

Vassouras – Localizada a cerca de 40 minutos de lancha de Barreirinhas, na margem direita do Rio Preguiças. É um pequeno vilarejo de pescadores e parada obrigatória para conhecer as dunas e lagoas dos Pequenos Lençóis. Possui um restaurante com lojinha de artesanato para compras, e é onde estão também os macaquinhos que fazem a alegria dos turistas.

Pequenos Lençóis – A Área de Proteção Ambiental (APA) dos Pequenos Lençóis Maranhenses é um pedaço importante e faz parte de um dos lugares mais belos do país, os famosos Lençóis Maranhenses. Por conta de sua beleza e tranquilidade, costuma atrair diversos turistas durante a alta temporada, que aproveitam para relaxar, tomar um refrescante banho e repor as energias. É parada obrigatória de quem fazer o passeio de lancha pelo Rio Preguiças.

Mandacaru – O vilarejo é um dos melhores lugares para fazer compras de artesanato. Tem várias lojinhas onde você vai encontrar tudo que é produzido pela região. Logo na chegada tem também uma barraquinha para degustar a Tiquira, bebida típica maranhenses a base de mandioca. No final da rua dos artesanatos é onde tem o Farol Preguiças (ou Farol de Mandacaru, como alguns chamam).

Farol Preguiças – Também chamado de Farol do Mandacaru é uma farol administrado pela Marinha do Brasil, localizado no Estado do Maranhão, pertencente ao município de Barreirinhas. O farol passou por uma longa reforma e continua em funcionamento ajudando na geolocalização dos pescadores que vão para o mar. São 160 degraus pra chegar ao topo, mas a vista recompensa todo esforço.

Caburé – É um antigo vilarejo de pescadores e de sua respectiva praia, pertencente ao município de Barreirinhas. É um costumeiro ponto de parada para os passeios turísticos na região. Possui diversos restaurantes onde o peixe grelhado na brasa é a boa pedida! É possível também banhar-se no mar e no Rio Preguiças, cruzando uma curta faixa de areia branca e fina.

É possível levar crianças e idosos?

Sim, esse passeio de lancha pelo Rio Preguiças é bem tranquilo e aberto a todas as idades, incluindo cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

Em Vassouras tem uma parada para ter acesso às lagoas dos Pequenos Lençóis. Para isso é preciso subir uma pequena duna, porém caso a pessoa não queira ou não consiga, é só ficar no restaurante aguardando o restante do grupo. Tem petiscos e bebidas, e tem também os macaquinhos para fazer fotos, caso eles estejam por lá.

Em Mandacaru também tem a subida ao Farol Preguiças para ter a vista da região. São aproximadamente 160 degraus, o que pode ser um pouco cansativo para qualquer pessoas que não tenha o mínimo de condicionamento físico. Caso não queira subir, pode ficar fazendo comprinhas de artesanatos ou tomando sorvete no vilarejo.

O que levar pro passeio de lancha?

Como é um passeio de lancha onde você ficará bom tempo do dia exposto ao sol e com vários banhos, é recomendado ir de roupas leves e que secam rápido. Esteja sempre com traje de banho por baixo e protetor solar passado no corpo. Vale a pena levar uma mochila pequena com toalha e água.

Durante o passeio de lancha pelo Rio Preguiças você poderá comprar água em todos os pontos de paradas. Fique tranquilo. Porém é bom ter dinheiro em espécie, caso algum lugar não aceite cartão de crédito.

E claro, não esqueça dos óculos escuros, chapéu e celular para fazer belos registros do seu passeio de lancha em Barreirinhas.

Macaquinhos em Vassouras, no passeio de lancha de Barreirinhas
Macaquinhos em Vassouras, no passeio de lancha de Barreirinhas

Cuidados com os macaquinhos em Vassouras

É preciso atenção a essa parte do passeio! Todas as lanchas param em Vassouras falando dos famosos “macaquinhos”. Vale lembrar que são animais selvagens e que tudo pode acontecer. Já vi macacos mordendo pessoas, pegando bolsas e sacolas em busca de comidas. Inclusive celulares podem ser levados e você nunca mais irá encontrá-los.

Existe uma placa bem grande escrito: NÃO ALIMENTE OS ANIMAIS! Portanto, respeite e não ofereça absolutamente nada a eles. Alguns tipos de alimentos são tóxicos e podem matá-los. Outros podem fazer muito mal a eles também. Seja um turista consciente.

Eles vão sempre em busca de alimentos nas mãos ou mochilas dos turistas. É por isso que eles vão até as pessoas e inclusive sobem nos ombros. Caso você não esteja preparado para isso, poderá tomar susto e tentar expulsar o animal de cima de você de qualquer forma. É nesse momento que ele acha que é um “ataque” e se defende mordendo as pessoas.

Portanto pense sempre na sua segurança em primeiro lugar. Se um macaco selvagem te morder acabou o seu passeio. Você terá que retornar rapidamente para o hospital mais próximo e tomar as medidas necessárias.

Quer ver os macacos? Sem problemas. Mantenha distância, não tenha nenhum tipo de alimento contigo, e tenha consciência que ele está em seu habitat natural e selvagem.

Mapa do roteiro que você vai fazer

Esse é o mapa do passeio de lancha pelo Rio Preguiças saindo de Barreirinhas e indo até Caburé, próximo a Atins. Ele faz várias paradas no meio do caminho, dentre elas, Vassouras, Pequenos Lençóis, Mandacaru e Caburé.

Veja no mapa os pontos em destaque.

Mapa do Passeio de lancha pelo Rio Preguiças em Barreirinhas
Mapa do Passeio de lancha pelo Rio Preguiças em Barreirinhas

Roteiro do Passeio de lancha pelo Rio Preguiças

Entre as 7:40 e as 8:20 horas, passaremos para buscá-lo no seu hotel de Barreirinhas para partirmos em direção ao rio Preguiças. Depois de meia hora de 4×4, chegaremos ao nosso destino. Vamos andar de lancha?

Subiremos a bordo das embarcações e partiremos rumo à comunidade de Vassouras, uma pequena vila de pescadores. Lá faremos uma breve parada e, se você quiser, poderá saborear a sua famosa água de coco. Preste atenção! Os manguezais da praia são o habitat do macaco-prego.

Em seguida, regressaremos à embarcação para nos dirigirmos ao município de Mandacaru, onde se encontra o farol de Preguiças. Subiremos também no topo desta torre cônica para admirar as dunas, o rio e a vegetação endêmica.

Após esta visita, continuaremos a viagem até chegar à praia de Caburé, onde chegaremos por volta das 12:00 horas. Lá você terá tempo livre para almoçar e desfrutar deste enclave paradisíaco cheio de palmeiras. Lembre-se que esta área é conhecida por seus frutos do mar!

No final, voltaremos ao 4×4 e regressaremos a Barreirinhas, onde chegaremos às 15:30 horas.

Como fazer a sua reserva

Dicas extras sobre o passeio

  • As lanchas voadeiras comportam até 12 lugares, mas podem variar.
  • É obrigatório o uso dos coletes salva vidas durante o passeio.
  • Tome MUITO cuidado com os macacos!
  • A parada para almoço é na Praia de Caburé e não está incluso no valor do passeio.
  • Existem passeios de quadriciclos em Caburé que levam até a foz do rio ou o parque das torres eólicas.


Você também pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.