O setor do turismo foi um dos mais prejudicados, precisando de uma renovação e criação de protocolos durante a pandemia. Como ainda estamos vivendo esse momento, diversos protocolos estão sendo seguidos de acordo com o Ministério do Turismo e Ministério da Saúde para que as viagens possam ser retomadas aos poucos com um mínimo de segurança para todos os envolvidos.

Tenho certeza que você precisa relaxar e por isso escolheram fazer uma expedição comigo. Estou tomando todas as medidas possíveis para zelar pela nossa segurança no meio de todos esses acontecimentos. Mas para isso também preciso contar com a sua ajuda para podermos viver dias tranquilos nas expedições.

Durante nossas expedições passamos por diversas comunidades e vilarejos onde o serviço público de saúde não é dos melhores. Pensando também na segurança desses moradores (e sem esquecer a nossa), é importante reforçar alguns cuidados que teremos que seguir. Veja abaixo os protocolos que adotamos durante a pandemia.


Antes da viagem

– Os órgãos de turismo locais estão exigindo aos viajantes o teste de Covid feitos até 24hs antes da viagem. Então se planeje para fazer um teste RT-PCR em alguma clínica na sua cidade que emita esse resultado pelo menos 1 dia antes de iniciarmos a expedição. Caso esteja em viagem, o teste também pode ser feito na cidade de partida da expedição. O resultado deve ser enviado para o seu grupo correspondente à expedição no WhatsApp.

Cuide da sua imunidade com vitaminas, alimentação saudável e alguma rotina de exercícios (uma simples caminhada diária de 30 minutos já ajuda bastante).

– Uns 12 dias antes da viagem evite se expor a aglomerações, festas, bares, reuniões de amigos/familiares, e redobre os cuidados se precisar sair de casa.

Tome MUITO cuidado nos aeroportos! Evite tirar as máscaras em solo e principalmente nos aviões. A sugestão dos órgãos de segurança é que os turistas evitem comer e beber nesses ambientes fechados e com grande circulação de pessoas.

Pensamentos positivos também ajudam a nos manter saudáveis! Afaste-se do que for negativo, pessoas, lugares, jornais. Estar onde não queremos aumenta o stress e diminui a imunidade. Pratique a Gratidão diariamente. Visualize-se com saúde e disposição, vivendo a vida que você quer viver.

Durante a viagem

– Durante os deslocamentos em carros fechados todos deverão estar sempre usando máscaras de proteção (Ex: N95, cirúrgica, Lupo, etc).

– Sempre que possível andaremos de janelas abertas nos carros 4×4. Usaremos o ar condicionado com janelas fechadas apenas nos trechos onde isso não seja possível.

– Vamos evitar, sempre que possível, interagir com pessoas de fora do grupo. Se acontecer, sempre ficar de máscara.

– Nos vilarejos menores, usaremos máscara sempre que conversarmos com moradores locais. Devido a fragilidade do sistema de saúde temos o compromisso de tentar protegê-los ao máximo.

– Sempre que solicitado, usaremos álcool em gel e a máscara, assim como outros protocolos durante a pandemia.

– Nos restaurantes e bares onde tiver aglomeração o ideal é ficar sempre de máscara… retirar apenas para consumir/beber. Evitaremos ao máximo esses locais que estiverem com mais pessoas.

Durante os passeios aproveite sem máscara respeitando os distanciamentos. Use-a sempre que desejar se sentir mais seguro.

O mais importante: se sentir algum sintoma – ou perceber algum participante do grupo com sintomas – informar IMEDIATAMENTE a mim!

– Em caso de algum membro do grupo apresentar sintomas característicos do Covid durante a viagem, adotaremos os procedimentos recomendados pelos órgãos de turismo e saúde, que são: isolamento do turista, realização de teste PCR (se disponível), e retorno do turista em carro privativo para a capital mais próxima. Neste caso, todos os custos envolvidos ficam por conta do turista. E não haverá reembolso da expedição.

Após a viagem

– A sugestão é que todos refaçam seus testes PCR pro Covid em caso de sintomas, ou até mesmo sem eles, antes de retomar suas atividades.

– Quem não quiser fazer, o ideal é ficar em casa alguns dias em isolamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar no Zap
Precisa de ajuda?
Escanear o código
Olá 👋
Posso te ajudar?