Uma coisa é certa, o clima na Rota das Emoções durante o ano é bem típico da região. Os três estados, Ceará, Piauí e Maranhão, sofrem influência direta do clima da Amazônia, todos localizados bem próximos da linha do Equador. A previsão do tempo na Rota das Emoções no primeiro semestre é caracterizado pelas chuvas típicas de verão, e no segundo semestre praticamente não chove e tem clima mais ameno. Mas continue lendo que vou te mostrar gráficos da previsão do tempo dos últimos 30 anos nas cidades da região.

Inclusive já expliquei tudo sobre os melhores épocas para fazer a Rota das Emoções (vale a pena ler esse artigo) e até gravei um vídeo com tudo bem explicadinho, que eu recomendo muito que você assista. Você vai conferir que as informações batem exatamente com os dados mostrados aqui embaixo.

Os dados dos gráficos a seguir representam o comportamento da chuva (precipitação) e temperatura durante o ano em algumas das principais cidades do roteiro. Dessa forma você pode se planejar melhor sabendo como é o clima nas cidades da Rota das Emoções durante o ano, para poder participar das minhas expedições ou contratar um pacote personalizado na época certa.

*As médias climatológicas são valores calculados a partir de uma série de dados de 30 anos.


Clima em Fortaleza – CE

Para muitos, Fortaleza é o início ou o fim da viagem pela Rota das Emoções. Historicamente, as chuvas em Fortaleza são bem rápidas e passageiras, mas ultimamente isso vem mudando um pouco devido a mudança climática no mundo. Veja no gráfico abaixo como é a climatologia e histórico da previsão do tempo em Fortaleza – CE.

Clima em Jericoacoara – CE

O primeiro semestre em Jericoacoara costuma chover bastante, como sempre, porém se puder, tente evitar os meses de Março e Abril. Esses são os meses que mais chove em Jeri. As ruas de areia do vilarejo viram rios, e a prefeitura tem um grande trabalho de reconstrução após esse período. Veja no gráfico abaixo como é a climatologia e histórico da previsão do tempo em Jericoacoara – CE.

Clima em Camocim – CE

Camocim fica bem próximo a Jericoacoara e portanto as chuvas na região se comportam de forma similar. Os meses de Março e Abril são os de maior índice de chuvas em Camocim. Esse é o padrão do clima na Rota das Emoções nesse período. Veja no gráfico abaixo como é a climatologia e histórico da previsão do tempo em Camocim – CE.

Clima em Barroquinha – CE

O município de Barroquinha ainda é pouco conhecido pelos viajantes da Rota das Emoções, mas aos poucos vem se destacando. O clima por lá é bem similar ao de Jeri e Camocim, fazendo com que Março e Abril sejam os meses de maiores chuvas. Veja no gráfico abaixo como é a climatologia e histórico da previsão do tempo em Barroquinha – CE.

Clima em Chaval – CE

A querida Chaval ainda é pouco conhecida na Rota das Emoções, mas aos poucos vem ganhando espaço no roteiro. O clima por lá é bem similar ao de Jeri e Camocim. Os meses de mais chuva são Março e Abril. Esse é o padrão do clima na Rota das Emoções nesse período. Veja no gráfico abaixo como é a climatologia e histórico da previsão do tempo em Chaval – CE.

Clima em Parnaíba – PI

Uma das maiores cidades da Rota das Emoções, Parnaíba é também um dos pontos de partida para os passeios no Delta do Parnaíba. Como sempre acontece, o primeiro semestre é marcado pelas chuvas, tendo Março e Abril como o auge desse período de precipitação. Veja no gráfico abaixo como é a climatologia e histórico da previsão do tempo em Parnaíba – PI.

Clima em Luís Correia – PI

O clima em Luís Correia segue similiar ao da sua vizinha Parnaíba, tendo também os meses de Março e Abril como o auge das chuvas fortes na região, seguida por altos índices de temperatura. Esse é o padrão do clima na Rota das Emoções nesse período. Veja no gráfico abaixo como é a climatologia e histórico da previsão do tempo em Luís Correia – PI.

Clima em Ilha Grande – PI

O clima em Ilha Grande segue similiar ao da sua vizinha Parnaíba, tendo também os meses de Março e Abril como o auge das chuvas fortes na região. Mas perceba como a temperatura já é mais amena no mesmo período das chuvas fortes. Veja no gráfico abaixo como é a climatologia e histórico da previsão do tempo em Ilha Grande – PI.

Clima em Barreirinhas – MA

Uma das principais portas de entrada para os Lençóis Maranhenses, Barreirinhas segue o padrão do clima na Rota das Emoções, onde o primeiro semestre é caracterizado pelas fortes chuvas na região. É nesse período que as lagoas vão enchendo para encantar os turistas que as visitam a partir de Junho. De Fevereiro a Maio é o auge das chuvas fortes na região. Veja no gráfico abaixo como é a climatologia e histórico da previsão do tempo em Barreirinhas – MA.

Clima em Atins – MA

Um vilarejo típico de pescadores bem na beira do mar, Atins tem seu período de chuvas definido no primeiro semestre, tendo como auge de precipitação os meses de Fevereiro a Maio. Nesse período as chances de chuvas diárias chegam a 80%, que colaboram para encher ainda mais as lagoas dos Lençóis Maranhenses. Veja no gráfico abaixo como é a climatologia e histórico da previsão do tempo em Atins – MA.

Clima em Santo Amaro do Maranhão – MA

A nova princesinha dos Lençóis Maranhenses, Santo Amaro está em pleno crescimento devido a facilidade de acesso as dunas e lagoas do parque nacional. Porém é uma das regiões onde mais chove no primeiro semestre, conforme o gráfico, com quase 400mm. Entre Fevereiro e Maio é o auge das chuvas fortes na região dos Lençóis. Veja no gráfico abaixo como é a climatologia e histórico da previsão do tempo em Santo Amaro do Maranhão – MA.

Clima em Tutóia – MA

Tutóia é um municipio do Maranhão com localização estratégica para a visita ao Delta do Parnaíba, de onde também saem passeios para as ilhas. A região segue o padrão do clima na Rota das Emoções no primeiro semestre, com o auge sendo Março e Abril. Veja no gráfico abaixo como é a climatologia e histórico da previsão do tempo em Tutóia – MA.

Clima em Paulino Neves – MA

A região de Paulino Neves também segue o padrão das chuvas no primeiro semestre na Rota das Emoções, sendo que de Fevereiro a Maio o nível de precipitação é maior. Veja no gráfico abaixo como é a climatologia e histórico da previsão do tempo em Paulino Neves – MA.

Clima em São Luís – MA

Esse pode ser o início ou o fim da sua viagem pela Rota das Emoções. Por estar mais próximo da amazônia, as chuvas em São Luís são bem volumosas, ultrapassando os 400mm nos meses de Março e Abril. Porém desde Janeiro até Junho as médias de precipitação ficam próximas aos 200mm, que ainda é bastante coisa. A temperatura é sempre agradável. Veja no gráfico abaixo como é a climatologia e histórico da previsão do tempo em São Luís – MA.

Fonte: Site Climatempo.



Você também pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.